//
Prefeitura segue agindo em diversas frentes após temporal
Download Imagem Original
Foto: PMC / Divulgação
Os esforços da Prefeitura de Canoas por meio de diferentes equipes tiveram continuidade ao longo desta quinta-feira (18). Diversas frentes de trabalho executaram ações pós-temporal, como a corte e remoção de árvores, desbloqueio de vias e demais atendimentos à população atingida pelas fortes chuvas e ventos entre a noite de terça (16) e início da madrugada de quarta-feira (17). Os volumes de chuva superaram a marca de 80mm em algumas regiões e os ventos chegaram a 107km/h.
Confira todos os esforços conjuntos da Prefeitura:
Gabinete de Crise – Sediou reunião estratégica e de alinhamento com integrantes da Prefeitura com Corpo de Bombeiros e concessionárias de energia e de água. Segundo a Corsan, o abastecimento deve ser retomado, gradualmente, até a madrugada da sexta-feira (19). A RGE informou que 60 mil clientes permanecem sem energia elétrica.
Esporte e Lazer – As atividades organizadas e realizadas nas unidades operacionais serão retomadas na segunda-feira (22). A suspensão havia sido tomada pensando na segurança de alunos e atletas.
Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) – A energia elétrica foi reestabelecida pela concessionária, na tarde de quarta-feira (17). O abastecimento de água começou a voltar aos poucos. Em função do destelhamento no Bloco Cirúrgico, que afetou o Centro de Esterilização, segue a suspensão parcial das cirurgias eletivas.
Hospital Universitário de Canoas (HU) – O abastecimento de água retornou desde a madrugada desta quinta-feira (18). A concessionária de energia elétrica voltou a fornecer o serviço por volta das 10h da manhã de quinta. A casa de saúde registra dificuldade com a conectividade de internet e sistemas, resultando na necessidade de operações analógicas temporárias.
Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) – O fornecimento de energia elétrica retornou na manhã de quinta-feira (18) e o fornecimento de água segue sendo realizado por caminhões pipa, agilizados com o apoio da Secretaria de Saúde. A direção do hospital entrou em contato com a Corsan solicitando a retomada do serviço o mais breve possível. O atendimento à comunidade segue normal.
Defesa Civil – O órgão atendeu 1,3 mil pessoas, principalmente com ocorrências de queda de árvores, problemas na rede de energia elétrica e alagamentos. Até a tarde desta quinta-feira (18), 16 moradores seguiam acolhidos no Centro de Convivência do Idoso. Outras 25 pessoas em situação de risco foram abrigadas na casa de familiares e vizinhos.
Assistência Social – A pasta está providenciando alimentação, assim como produtos de higiene, fraldas e roupas, às famílias desabrigadas. Quem puder auxiliar com essas doações, podem encaminhá-las para rua Pedro Weingartner, 238, Centro, sede da pasta.
Transporte público – O serviço de transporte coletivo voltou a ter toda frota em operação. As linhas 05100 L2, 05105 L1 e 05101 L3 AJ Renner, que haviam sido prejudicadas, estão em atividade. A linha Fátima, na rua Joaquim Caetano; linha Parada 1, na esquina Rodrigues Alves com Venâncio Aires; e a linha Vila Cerne, na rua Engenheiro Kindler esquina Padre Reinaldo operam com desvios no itinerário.
Texto: Fábio Radke
Edição: Valéria Deluca