Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/02/da-rocha.jpg

Guardas municipais de Canoas agem em salvamento de criança engasgada na cidade de Alvorada

Agente Da Rocha com a pequena criança de apenas 14 dias
Download Imagem Original

Foto: GM de Canoas / Divulgação

Os guardas municipais de Canoas Dionatan da Rocha e Henrique Farias, que participavam de um curso de motopatrulhamento, em Alvorada, acabaram abordados por uma mulher solicitando socorro para o bebê de uma vizinha. A criança de apenas 14 dias havia engasgado e corria risco de morte. Os dois estavam junto com um agente da corporação de Alvorada. A abordagem ocorreu por volta do meio-dia da última quarta-feira (31). Os três guardas motociclistas se deslocaram para a residência na rua Acre, no bairro Bela Vista, para prestar o atendimento.

Com o bebê no colo, o guarda Da Rocha começou os primeiros socorros no próprio endereço. Foram praticadas as manobras de desengasgo treinadas na instituição. Os demais agentes acionaram uma viatura da Guarda Municipal (GM) de Alvorada que conduziu a mãe e o bebê ao Hospital de Alvorada. A pequena Manuela foi entregue em boas condições aos médicos da instituição hospitalar.

Da Rocha relata a emoção vivida ao perceber que a bebê estava reagindo as manobras. “Ver a pequena Manuela novamente respirando e saber que ela está bem, é o que realmente compensa, e faz valer a pena a profissão. Temos que estar preparados para todas as ocorrências com que nos depararmos”, disse ao lado do colega Farias.

Os integrantes do Grupamento Especial de Motos (GEM), da Guarda Municipal (GM) de Canoas, participam de um curso de nivelamento operacional junto com corporações de outras cinco cidades. A capacitação promovida pela Academia da GM de Alvorada (Acadeguarda) busca qualificar os participantes quanto à condução dos equipamentos, técnicas de policiamento e escolta com o uso de motocicletas.

Texto: Fábio Radke
Edição: Valéria Deluca 

[addtoany]