//
Paratletas de tiro com arco de Canoas participam de classificação funcional para Meeting Paralímpico
Download Imagem Original
Foto: Arquivo Pessoal
Os cinco paratletas de tiro com arco, que representarão os projetos vinculados à Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL) no Meeting Paralímpico Brasileiro, serão avaliados, nesta sexta-feira (23) por duas classificadoras certificadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Petra Ruocco, também titular do Comitê de Atletas da Confederação Brasileira de Tiro com Arco e Fabiane Póvoa analisarão os desportistas a partir das 9h, no Centro de Esporte e Lazer São Luís (Rua Engenheiro Rebouças, 844 – bairro São Luís).
No paradesporto existe uma classificação funcional conforme o grau de deficiência. Para identificar a categorias, as duas profissionais farão primeiramente uma avaliação física, com movimentação dos braços, das pernas, e tem todo um panorama de pontuação que ele vai atingir. “Depois vai para a linha de tiro, mostrar como está executando o tiro, como é que está fazendo. No final, elas vão emitir uma credencial, que é apresentada nas provas”, explica o paradesportista do programa Atleta Cidadão do Futuro (ACF) e organizador do evento em Canoas, Reinaldo Charão. O atleta paralímpico é destaque na modalidade e garantiu vaga para as Paralimpíadas de Paris 2024.
Promovido pelo CPB, o Meeting Paralímpico Brasileiro reúne, além de competições de atletismo, natação e halterofilismo, organizadas pela Diretoria de Esportes de Alto Rendimento (DEAR) do órgão, as etapas regionais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo: Paralimpíadas Escolares, Universitárias, Militares e Intercentros. As disputas serão realizadas no sábado (24) no Grêmio Náutico União, na Sogipa e no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), todos em Porto Alegre.
Texto: Nathália Ely
Edição: Sibeli Fagundes