Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/09/Vinicius-Thormann-5-de-6.jpg

Centro de Bem-Estar Animal comemora 120 dias de reinauguração

Após reforma da estrutura física e incremento de investimentos, local passou a ser referência para os canoenses.
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann

A dona Valmirian De Pellegrin, de 70 anos, cuida de sete cachorros em sua casa, no bairro Igara. Todos foram resgatados da rua e adotados. A dedicação aos animais só é possível graças à ajuda que recebe do Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) de Canoas, onde realiza as castrações e recebeu atendimento para a cadelinha Meg, que sofre de problemas no coração. “Meus cachorrinhos sempre são muito bem atendidos pelo pessoal do CBEA, eles têm um cuidado especial com nossos bichinhos. E depois da reforma, o lugar ficou lindo e organizado”, ressalta.

Assim como a dona Valmirian, outros canoenses também contam com os serviços do CBEA. Apenas nos 120 dias desde a reinauguração do espaço, os profissionais já realizaram 450 castrações e mais de mil consultas. Além disso, 40 animais conseguiram um novo lar por meio dos processos de adoção.

O serviço de qualidade ao canoense e aos animais albergados só é possível graças à reforma realizada pela atual gestão em toda a infraestrutura do CBEA, com o objetivo de qualificar o serviço prestado e também de atender as normas técnicas. Com o investimento de R$ 407 mil nas obras, o local foi reformado e os canis ampliados, além da construção de dois novos, totalizando mais 34 boxes. Outra novidade com a reforma é o pet play, que é um local para socialização entre os animais albergados, com brinquedos que possibilitam a reabilitação e exercícios.

O CBEA foi reinaugurado no dia 16 de maio deste ano e, além das reformas, ainda recebeu incremento nos investimentos, garantindo a disponibilidade de tratamento adequado, com medicamentos e insumos, e aumento do número de pessoas para trabalhar no local, pois, em janeiro de 2017, o CBEA contava com apenas dois médicos veterinários. Hoje, são quatro profissionais, quatro estagiários de medicina veterinária, seis tratadores, um encarregado operacional, um agente administrativo, além de funcionários do quadro. Somente em 2017, a atual Administração investiu cerca de R$ 1,5 milhão no CBEA. Esse montante representa o triplo do que o governo passado investiu no ano de 2016.

Como o CBEA foi encontrado

Em janeiro de 2017, a situação no Centro de Bem-Estar Animal era caótica: falta de medicamentos, poucos profissionais para atender a demanda, superlotação dos canis, metade dos animais não estava castrada, não havia protocolos de higienização, ausência de histórico e do prontuário dos animais, falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os funcionários e havia uma infestação de ratazanas no local, o que ameaçava a saúde dos cachorros, funcionários e visitantes.

Referência para os canoenses e cidades da região

Após os investimentos da atual gestão, o CBEA passou a ser referência para os canoenses e demais cidades da região, que procuram o local para conhecer a metodologia de trabalho e as melhorias realizadas.

Atualmente, o CBEA conta com 120 cães e um gato. Todos os animais abrigados passaram por exames clínicos e laboratoriais, foram castrados, chipados, vacinados, desverminados e possuem coleiras antiparasitárias. O local ainda abriga 11 cavalos, que ficam em baias separadas, com toda a estrutura que necessitam. A dedicação, porém, não é apenas para os animais. Os funcionários do Centro também passaram a ser valorizados com capacitações que são realizadas mensalmente.

O que é o CBEA?

O Centro de Bem-Estar Animal é um espaço destinado ao atendimento e castração de animais de rua, comunitários e de famílias de baixa renda. O Centro não recolhe animais e nem realiza atendimento veterinário gratuito a animais que tenham tutor. Somente ingressam os animais que, em virtude de maus-tratos, sejam retirados dos tutores, os quais responderão criminalmente por seus atos e os animais, após recuperados, são destinados à adoção. O CBEA não é um hospital veterinário; seus objetivos são o incentivo às adoções e a castração dos animais, com a finalidade de reduzir a população de animais de rua no município.

Assessoria de Comunicação