//
Blitz da Balada Segura flagra 44,8% motoristas no bafômetro
Download Imagem Original
Foto: SMTM / Divulgação
O percentual de pessoas que consumiram bebida alcoólica e assumiram a direção no trânsito chegou a 44,82% dos 87 motoristas abordados na mais recente operação Balada Segura em Canoas. Com um total de 39 casos de alcoolemia flagrados pelos agentes de Fiscalização, a atividade na noite de sexta-feira (2) aconteceu em ponto da avenida Boqueirão, no bairro Igara.
Na blitz anterior, ainda no fim de fevereiro, o percentual havia sido de 35,34% sobre 116 condutores abordados na avenida Venâncio Aires, no bairro Niterói. Isso significa que mesmo com 29 abordagens a menos, a marca no começo de março aumentou.
Infração gravíssima
Com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista que recusa o teste do etilômetro comete uma infração gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70, e ainda perde o direito de dirigir por 12 meses com a suspensão da CNH.
Já para quem realizar o teste, o crime de trânsito acontece com uma medição entre 0,05 e 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. “Um outro condutor habilitado que não tenha ingerido bebida alcoólica pode retirar o veículo da blitz. Após cumpridos os prazos para Defesa da Autuação e Recurso para Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) a habilitação é suspensa por um ano. Depois, o motorista faz a reciclagem e pode voltar a dirigir”, explica o secretário da Secretaria de Transportes e Mobilidade (SMTM), Leandro Rodrigues Machado.
Com medição a partir de 0,34 mg/l no popular bafômetro, o caso entra na esfera criminal, ou seja, além da suspensão, o veículo é recolhido e o motorista apresentado na Delegacia de Polícia para o flagrante pelo crime de embriaguez ao volante (artigo 306 do CTB). “O delegado define o valor da fiança, a ser paga em dinheiro, para que o condutor possa ser liberado e responder ao processo”, acrescenta o secretário.
Operação Balada Segura
A Operação Balada Segura consiste em uma blitz de fiscalização em locais de grande concentração de bares e casas noturnas, a fim de preservar vidas e garantir mais segurança no trânsito. A ação é coordenada pela Diretoria de Trânsito da Secretaria de Transportes e Mobilidade (SMTM) e conta com a participação da Guarda Municipal (GM) e da Brigada Militar (BM), que garantem a segurança durante as operações.
De acordo com o chefe de unidade da Secretaria de Transportes e Mobilidade (SMTM), Jean Paul Ruthes, a Operação Balada Segura é a iniciativa mais relevante em termos de fiscalização de trânsito. “A Balada Segura retira de circulação uma grande quantidade de condutores alcoolizados evitando, com certeza, inúmeros acidentes e salvando muitas vidas. Após o período maior de isolamento em razão da pandemia, verificou-se um aumento acentuado dos casos de alcoolemia durante as operações”, explica.
Ainda, segundo ele, a SMTM investiu recentemente em novos equipamentos etilômetros, mais modernos e ágeis para a realização dos testes. Além disso, a conscientização também será trabalhada pelo Município por meio de campanhas educativas.
Texto: Fábio Radke
Edição: Sibeli Fagundes