//
Modelo de etilômetro garante maior eficácia nas abordagens da Balada Segura
Download Imagem Original
Foto: Amanda Furtado / PMC
Os agentes de fiscalização de Trânsito de Canoas contam um modelo de etilômetro que garante mais agilidade durante a operação Balada Segura. O equipamento conhecido como bafômetro passivo funciona por aproximação e dá mais rapidez às abordagens a partir de uma triagem. Se não houver indícios de álcool nesse primeiro contato, o condutor é liberado sem necessidade de sair do carro.
“O Município conta com oito equipamentos que fazem também a medição passiva. Com eles conseguimos fazer a triagem dos veículos para a verificação se há ou não consumo de bebida alcoólica pelos motoristas. Havendo a constatação, é feita a medição ativa, em que o condutor assopra no canudo para verificar a quantidade de álcool”, explica o chefe de Unidade da Secretaria de Transportes e Mobilidade (SMTM), Jean Paul Ruthes. “O grau de embriaguez vai indicar a punição”, acrescenta.
Segundo ele, a tecnologia tem garantido uma maior agilidade durante a operação. “Isso torna a fiscalização mais efetiva durante essa operação que ajuda a conter um pouco mais o número de acidentes causados pela imprudência e que acaba ceifando muitas vidas”, afirma.
Desde o início do ano, a Diretoria de Trânsito já realizou nove edições da Balada Segura, com 985 veículos abordados e um total de 224 situações de alcoolemia. Em média, Canoas tem 25 autuações de motoristas sob efeito de bebida alcoólica por operação.
Operação Balada Segura
A Operação Balada Segura consiste em uma blitz de fiscalização em locais de grande concentração de bares e casas noturnas, a fim de preservar vidas e garantir mais segurança no trânsito. A ação é coordenada pela Diretoria de Trânsito da Secretaria de Transportes e Mobilidade (SMTM) e conta com a participação da Guarda Municipal (GM) e da Brigada Militar (BM), que garantem a segurança durante as operações.
Texto: Fábio Radke
Edição: Sibeli Fagundes