Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/03/14.03.2024-Pesquisa-Coleta-Seletiva-Renan-Caumo-20-Capa.jpg

Projeto Canoas Recicla com a Gente faz pesquisa porta a porta na região central

O levantamento, tem como objetivo entender como os moradores e comerciantes descartam seus resíduos na área central da cidade Fotos: Renan Caumo

O Projeto Canoas Recicla com a Gente iniciou, uma ação de pesquisa nos bairros Centro e Jardim do Lago. Desde terça (12), foram visitadas as ruas Regente Feijó, Domingos Martins, Muck e 15 de janeiro. O levantamento ocorre nas terças e quintas pela manhã, neste mês e em abril. O objetivo é entender como os moradores e comerciantes descartam os resíduos atualmente. Com as respostas, será possível estruturar uma nova logística de recolhimento de recicláveis, quando o serviço de coleta automatizada com contêineres for reestruturado.

A pesquisa é uma ação importante para que os canoenses sejam orientados e estejam cientes de que o município conta com a coleta seletiva de forma diferenciada na região central da cidade. “Eu achei bem interessante, porque, normalmente, eles não têm esse contato com o pessoal do comércio. Então, é muito legal porque eles conseguem entender como é que a gente utiliza para melhor organizar e poder realmente ter essa separação, não ficar tudo misturado”, enfatiza a comerciária da rua 15 de janeiro, Brenda Porto da Silveira.

Importância para as cooperativas

“A ideia do projeto é explicar a importância de dar o destino correto aos resíduos, porque, através da reciclagem do que a gente seleciona aqui na área do Centro, sustentamos mais de 15 famílias diretamente. Hoje nós temos o projeto Bikeco, que é responsável por essa coleta. Então, estamos fazendo junto com a nossa equipe, a pesquisa para saber como está a satisfação dos lojistas, dos comerciantes, visitando também os condomínios e edifícios, de porta em porta na área central, afirma a coordenadora do projeto Bikeco Ana Paula Da Silveira.

Sobre o projeto Canoas Recicla com a Gente

O projeto é realizado com a participação da Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, junto às cooperativas que realizam a coleta seletiva compartilhada no município. O objetivo é sensibilizar a população quanto à separação e descarte correto dos resíduos sólidos urbanos.
Cada uma das oito cooperativas designou um ou mais educadores ambientais para participar do projeto. Eles recebem formação socioambiental sobre gestão de resíduos sólidos, para que realizem palestras, eventos, visitas em escolas, condomínios e empresas, além de pesquisas. Os educadores ensinam sobre a correta separação e destinação dos resíduos, para sensibilizar os canoenses e melhorar o trabalho realizado pelos catadores.

Fazem parte do projeto as cooperativas Renascer, Cooarlas, Mãos Dadas, Mato Grande Canoense, Coopcamate, Coopermag, Coopertec e Coopersol.

Texto: Júlio Fontes

Edição: Sibeli Fagundes

[addtoany]