Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/02/20.02.2024-INICIO-SAQUE-CALAMIDADE-RENAN-CAUMO-12-2.jpg

Defesa Civil informa resolução de inconsistência que impedia Saque Calamidade do FGTS

Solicitações devem ser feitas pelo aplicativo da Caixa Econômica Federal
Download Imagem Original

Foto: Renan Caumo / PMC

Os moradores de Canoas afetados pelo temporal de janeiro, que se cadastraram na prefeitura para receber o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), e encontraram dificuldades em fazer a solicitação já podem realizar o requerimento. A partir desta sexta-feira (22), é possível entrar novamente no aplicativo do banco para efetuar o pedido.

“Devido aos casos de indeferimento, nós da Defesa Civil nos reunimos novamente com a Superintendência da Caixa Econômica Federal (CEF) para encontrar e corrigir o problema o mais breve possível. Reencaminhamos os comprovantes do compartilhamento dos cadastros à instituição financeira e todos foram novamente inseridos no sistema”, explica o secretário adjunto do Escritório de Resiliência Climática (Eclima) e Defesa Civil, Igor Sousa.

No total, foram enviados 4.302 registros à CEF. Desse total, 3.599 pessoas preencheram o formulário online e outras 703 já estavam com dados atualizados após recebimento de telhas.

Saque Calamidade

Conforme a Caixa Econômica Federal, o Saque Calamidade é possível em situações urgentes e graves a partir de um desastre natural na cidade. A retirada do dinheiro pertencente ao trabalhador neste momento apenas é possível porque o município está sob o Decreto nº 34/2024 de situação de emergência nível 2 reconhecido pelo governo federal. A normativa tem validade até julho deste ano. Tem direito ao saque apenas quem possui saldo no FGTS.

Texto: Nathália Ely
Edição: Sibeli Fagundes