//
Canoas implanta sistema de ecoponto para coleta de material reciclável
Um novo modelo de ecoponto começa a funcionar nesta quarta-feira (26). São contêineres específicos para recolher material reciclável, com separação para plástico, metal, papel e vidro. A entrega foi feita nesta tarde pelo prefeito em exercício Nedy Marques, na Praça da Bandeira, e contou com a participação de secretários e representantes do Legislativo e das cooperativas da cidade. A verba investida nos ecopontos é oriunda de uma emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Carlos Gomes ao municipio.
Para o chefe do Executivo, a entrega do novo sistema será fundamental para reduzir o descarte de lixo nas ruas. “Nós contávamos com cinco ecopontos tradicionais para receber resíduos. Agora, nós estamos entregando sete ecopontos contêineres. São, obviamente, estruturas menores, mas que também serão importantes para fazer esse enfrentamento. Aumentar o número de locais para o recolhimento de lixo é uma medida que vai ajudar muito a conscientizar a população, ainda mais com os contêiners instalados em locais de grande circulação, como praças”, ressaltou.
Os contêineres estão em praças e parques dos bairros Niterói, Fátima, Rio Branco, Mathias Velho, Centro e Marechal Rondon, e também na escola municipal Carlos Drummond de Andrade, no Guajuviras. Educadoras ambientais estarão no local a partir desta quarta-feira (26), orientando a população, sempre no turno da tarde.
O secretário de Meio Ambiente, Gustavo Rabaiolli ressaltou que a estrutura é importante, não só para a coleta de resíduos, mas também para a educação ambiental. “Eu desejo que esses ecopontos sirvam como uma interface, um portal entre a comunidade e as cooperativas, pois são elas que realizam um trabalho superimportante, não somente na área da sustentabilidade, mas também no sustento de várias famílias. Então, eu espero que as pessoas usem com sabedoria esse espaço e, através deles, possam conhecer o trabalho das cooperativas e ter uma relação melhor com o meio.”
Facilidade de descarte, redução da poluição, melhoria da qualidade de vida e conscientização ambiental, são algumas das vantagens pensadas na implantação dos novos ecopontos. Os sete locais escolhidos são de grande fluxo de pessoas: além da escola no Guajuviras, as estruturas estão nos parques Getúlio Vargas, no bairro Marechal Rondon, e Eduardo Gomes e a Praça Cônego Lotário Steffens, no Fátima, Praça Pio X, na Mathias Velho, Praça da Bandeira, no Centro. O investimento é de R$ 288 mil reais e a operação e manutenção é da Secretaria do Meio Ambiente, em conjunto com as cooperativas de reciclagem do município.
Texto: Júlio Fontes
Edição: Sibeli Fagundes