//
Corujas retornam ao seu hábitat natural
Na tarde desta quarta-feira (3), o Zoológico Municipal de Canoas, mais conhecido como MiniZoo, realizou uma soltura de uma Coruja-suindara (Tyto furcata) e de Corujinha-do-mato (Megascops choliba). Os animais passaram por um período de reabilitação antes de voltar à natureza.
A Coruja-suindara foi encaminhada para o MiniZoo, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Ela foi recebida, filhote, na Universidade de Passo Fundo. Depois de um tempo, já adulta, veio para o Zoológico de Canoas para recuperação. Após a avaliação técnica da equipe, por estar voando plenamente e se alimentando bem, sem interagir com seres humanos, ela se encontra apta para soltura. Já a Corujinha-do-mato chegou filhote e passou por todo o processo de reabilitação e cuidados necessários para seu retorno ao habitat natural.
Segundo a médica veterinária Isadora Favreto, o principal objetivo do MiniZoo é a reabilitação visando soltura dos animais. “Como recebemos animais silvestres, de vida livre, órfãos ou machucados, eles passam por toda essa triagem, tratamento e reabilitação, com principal objetivo a soltura, permitindo que eles recuperem todas as habilidades comportamentais necessárias para a vida livre. Em casos que não ocorrem, então, os animais acabam ficando conosco aqui no Zoo, são os que, infelizmente, não puderam ser soltos por algum impedimento”, completou.
Texto: Escritório de Comunicação