//
Hospital de Campanha começa a funcionar ao lado da UPA Boqueirão
O Hospital de Campanha já está atendendo junto à UPA Boqueirão. A estrutura, que começou a funcionar neste sábado (27), irá receber exclusivamente pacientes com casos de sintomas compatíveis com a dengue, permitindo que os usuários não precisem esperar um longo tempo nas unidades de pronto atendimento. A estrutura tem um funcionamento semelhante ao das UPAs, operando 24h por dia, de segunda a segunda.
Ainda pela manhã, Angélica Maria Silva, 38 anos, levou a filha Stefani, de 16 anos, para atendimento no local e ficou feliz com a nova estrutura. “Acho essa uma medida bem viável, porque a procura está muito alta mesmo, se for ver é em todas as cidades, todas as UPAs. Então acho que é uma boa ação terem aberto esse Hospital de Campanha, vai ajudar muito quem busca atendimento de dengue”, relatou.
No local, é feito o acolhimento dos pacientes, justamente para diminuir a pressão dos atendimentos na UPA Boqueirão, localizada na região que registra o maior número de casos de dengue em Canoas. O Hospital de Campanha funcionará por 90 dias no local. A Prefeitura de Canoas reforça que o atendimento nas UPAs é prioritário para casos de alta e média complexidade. Pacientes com sintomas leves devem procurar as unidades básicas de saúde.
A estrutura conta com três consultórios médicos, 14 salas de atendimento e sala de medicação. “Este Hospital de Campanha é fundamental para nos ajudar a combater a dengue na cidade e garantir um pronto atendimento a população, desafogando o restante do sistema de saúde. Aqui, os pacientes com sintomas leves conseguem um diagnóstico e o tratamento de forma muito mais rápida”, destacou o secretário de Saúde, Mauro Sparta
Outras medidas ajudam a combater a dengue
Além da implantação do Hospital de Campanha, já foram colocadas em prática outras medidas para combater a dengue. As unidades de saúde CAIC, Estância Velha e Guajuviras estão com equipes médicas ampliadas. A nova UPA Niterói será reaberta na quarta-feira (1°), com funcionamento 16 horas, das 7h às 23h. A iniciativa permitirá a ampliação dos atendimentos de média e alta complexidade para os moradores da região.
A Prefeitura também adquiriu 40 mil testes rápidos de dengue, que devem começar a chegar na próxima semana. Assim que o município receber as primeiras levas, será reaberta a Central de Testagem, que funciona junto à Estação Canoas da Trensurb. Ainda foram contratados 15 novos agentes de combate às endemias, que receberam treinamento e já estão atuando em campo, auxiliando na intensificação das ações de pulverização.
E a população com mais de 60 anos pode seguir procurando atendimento na UPA do Idoso. O local conta com equipe exclusiva para casos de suspeita de dengue, garantindo que os idosos sejam atendidos de forma rápida. O serviço fica localizado na Rua José de Alencar, s/n, no bairro Rio Branco. O funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 19h.
Dengue em Canoas
Atualmente, Canoas registra 3.434 casos (3.424 autóctones e 10 importados). Os bairros com maior incidência são Estância Velha (1.101 casos), Guajuviras (644) e Mathias Velho (283). A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, a partir da eliminação da água armazenada em locais que podem se tornar criadouros, como vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas e piscinas sem uso e sem manutenção.
Texto: Gabriel Amaral
Edição: Carina Jung