A instabilidade segue predominando na cidade. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil de Canoas (Eclima), desde o início das precipitações no sábado (27) até o fim da manhã desta terça-feira (30), às 11 horas, foram registrados 202 milímetros (mm) de chuva. “Em 24 horas ultrapassamos a média histórica de abril, e o acumulado desde sábado totalizou a média dos meses de abril e maio”, afirma o secretário-chefe do Eclima, José Fortunati. A média histórica de abril é 114,4 mm.
Os volumes resultaram em situações pontuais de acúmulo de água em vias públicas e alagamentos. Foram observados transtornos nos seguintes pontos: rua D no bairro Olaria; na avenida Guilherme Schell, próximo da Estação São Luiz; na rua 14 de Abril, no bairro Fátima; na rua Liberdade, próximo ao Colégio Leonardo da Vinci, bairro Marechal Rondon; rua das Araras e pontos da rua Engenheiro Kindler, no Harmonia; trechos da rua Doutor Barcelos com Araçá; esquinas das ruas Machadinho com Pistóia e Cairú com Nicolau Seibel, ambas no Rio Branco; rua Canguçu, pontos da rua Florianópolis (esquinas com Tapes, Encantado e Soledade), rua Campinas (esquinas com Torres e Tapes), no bairro Mathias Velho. Em diversos locais, a água acumulada escoou em questão de horas. As equipes da Prefeitura seguem nas ruas sinalizando os pontos criticos e atuando para favorecer o escoamento da água.
Conforme a Defesa Civil de Canoas, até a manhã de terça (30), quatro pessoas (dois adultos e duas crianças) estavam desalojadas. Ambas são da mesma família do bairro Olaria. Eles seguiram para casa de familiares. As equipes também resgataram dois cães durante o atendimento.
Aulas suspensas
A Secretaria Municipal de Educação (SME) suspendeu as aulas nas escolas de ensino fundamental (EMEFs). As escolas de educação infantil (EMEIs) estarão abertas durante todo o dia, para as famílias que precisarem levar as crianças.
Previsão de mais chuva
A chuva persistirá ao longo dos próximos dias. De acordo com o Eclima, na quarta-feira (1º), as nuvens predominam e provocam chuva a qualquer hora. As pancadas podem ser fortes, com raios e trovoadas, especialmente até o final da manhã do feriado. Na quinta-feira (2), o dia pode começar com chuva de forte a torrencial, com potencial de mais transtornos. As precipitações persistem da tarde em diante, entretanto, perde força.
Emergências
Casos de emergência relacionados a chuva, alagamentos, ventos ou granizo podem ser comunicados à Defesa Civil pelos telefones (51) 3476-3400 e (51) 99322-5764, assim como ao Corpo de Bombeiros pelo 193. A Guarda Municipal (GM) de Canoas também está de prontidão nos telefones 153, (51) 3236-3888 ou pelo (51) 3236-3889. No Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o contato é pelo WhatsApp: (51) 51 9301-4751. A necessidade de sinalização devido à queda de árvores ou alagamentos deve ser comunicada à Diretoria de Trânsito, no número 156.
Texto: Fábio Radke
Edição: Eduardo Rodrigues