ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
A formação continuada dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental na rede municipal de Canoas é realizada por meio do Projeto Cartografias da Implementação do Referencial Curricular de Canoas. O projeto caracteriza-se por ser uma pesquisa que busca investigar como um movimento de formação de professores mediado pela pesquisa colaborativa contribui para promover transformações significativas na prática docente e a qualificação do ensino na rede municipal. Reúne um grupo de professores, representantes das diferentes áreas de conhecimento do currículo escolar, que coordenam os encontros de formação continuada na rede com o foco na discussão e implementação do Referencial Curricular de Canoas.
O trabalho formativo desenvolvido por meio desse projeto apoia-se nos princípios pedagógico-metodológicos que enfatizam o protagonismo docente, o trabalho colaborativo, a formação entre pares, o registro e a visibilidade das práticas docentes e o foco nas demandas do cotidiano. Tais princípios vêm se constituindo numa forma de pensar a formação continuada em uma outra lógica, numa perspectiva que coloca os sujeitos envolvidos na centralidade dos processos, num viés horizontal da formação continuada. Como resultados da pesquisa e do movimento formativo espera-se contribuir na construção de uma política pública de formação continuada na rede municipal de ensino, por meio da sistematização do processo de implementação curricular que evidencie a qualificação do trabalho pedagógico, promovendo a equidade e qualidade na Educação Básica.
PROJETO CARTOGRAFIAS DA IMPLEMENTAÇÃO DO REFERENCIAL CURRICULAR DE CANOAS
O Projeto Cartografias da Implementação do Referencial Curricular de Canoas tem por objetivo exercitar o protagonismo dos professores na construção de recomendações para materializar os Referenciais Curriculares de Canoas por área do conhecimento nas escolas municipais e promover a discussã o sobre como articular as unidades temáticas, objetos do conhecimento e habilidades de cada disciplina curricular no dia a dia da escola.
A coordenação do trabalho formativo é realizada pela Diretoria de Formação e Pesquisas e Projetos (DFPP) da SME, com a colaboração do Professor Gilberto Ferreira da Silva, do Pós-graduação do UNILASALLE. Participam da comissão gestora os seguintes professores coordenadores e sistematizadores das respectivas disciplinas especificadas:
Língua Portuguesa
Daniela Ilhesca – EMEF Arthur Pereira de Vargas
Adriana Bayer – EMEF Pernambuco
Daniel Hoessler – EMEF Castelo Branco
Jhonatan Zotti – EMEF Assis Brasil
Alexandre Kuciak – EMEF Nancy Pansera
Matemática
Fernanda Pacheco dos Reis – EMEF Irmão Pedro
Cintia Fick – EMEF General Osório
Paula Froehlich – EMEF Santos Dumont
Clayton Moch – EMEF Rio de Janeiro
Ciências
Leandro Lemes – EMEF Rio Grande do Sul
Clarissa Pujol – EMEF Tancredo Neves
Michele Beltran – EMEF Cirne Lima
Mônica Gallon – EMEF Assis Brasil
Roberta Anjos – EMEF Barão do Mauá
História
Fábio Fatturi – EMEF Santos Dumont
Rhenan Pereira Santos – EMEF General Osório
Geografia
Rodrigo Fagundes – EMEF Tancredo Neves
Maria Aparecida Cirilo – EMEF Barão do Mauá
Vinicio Pierozan – EMEF Thiago Wurt
Educação Fìsica
Juliano Gomes da Silva – EMEF Ildo Meneghetti
Roberto Facchinello – EMEF Tancredo Neves e EMEF Pernambuco
Gabriela Zardo – EMEF Arthur Jochins
Gabriela Fontana – EMEF General Osório
Língua Inglesa
Thiago Prietto – EMEF Irmão Pedro
Elaine Capellari – EMEF Tancredo Neves
Adriano Follmann – SME
Tatiana Selva Pereira – EMEF Max Oderich
Artes
Rafaela da Silva – EMEF Irmão Pedro
Fabiano Mota Luiz – EMEF João Paulo I
Manoela Furtado – EMEF Thiago Wurth
Ensino Religioso
Maitê Santarém – EMEF Erna Wurth
Rodrigo Fagundes – EMEF Tancredo Neves