Artigos

//

*Urban 95: Canoas trabalha na elaboração de políticas públicas voltadas à primeira infância*
Rua Brincante, segunda plenarinha e adaptação de novos espaços estão na programação de março

Um trabalho multidisciplinar é organizado pela Prefeitura de Canoas para desenvolver políticas públicas voltadas para a criançada com altura aproximada de 95 cm, em concordância com a proposta da Urban 95, fundação holandesa que desenvolve e compartilha experiências que funcionam na primeira infância. Nesta terça-feira (8), no auditório da Secretaria Municipal da Cultura, foi realizada uma reunião com representantes de diferentes secretarias municipais: Escritório de Projetos, Segurança Pública, Educação, Saúde, entre outras. Durante a atividade, conduzida pela primeira-dama Thais Oliveira Pena, foi falado sobre a abertura da Rua Brincante, no Bairro Guajuviras; segunda Plenarinha com crianças que frequentam a educação infantil da rede municipal e outras programações que devem ser realizadas nos dias 28 e 29 de março.

O município de Canoas foi escolhido e assumiu a parceria com a Urban95 em julho do ano passado. A fundação internacional dá suporte aos municípios para que incluam a perspectivas de bebês, crianças pequenas e cuidadores, no planejamento urbano, estratégias de mobilidade, acessibilidade, e também em programas e serviços. A Prefeitura Municipal de Canoas vai receber suporte e acompanhamento na construção de diagnósticos sobre a primeira infância e para a implantação do Plano Municipal para a Primeira Infância. Canoas se junta a outros 23 municípios no Brasil, que estão implementando projetos com o apoio da Urban95, presente em oito países.

A professora Juliana Cristina Silva, da Diretoria do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação, lembra que a escuta das crianças é uma das etapas do diagnóstico da primeira infância. “Nós instauramos na cidade o Comitê Municipal pela Primeira Infância, que é um grupo da sociedade civil que junto com o poder público pensou estratégias e construiu um diagnóstico. A partir disso, as crianças precisam ser ouvidas para que a gente entenda o projeto sob a perspectiva delas”. A segunda plenarinha deve ocorrer dia 28 de março.

Desde julho, quando a parceria foi firmada, a Prefeitura de Canoas assumiu a responsabilidade de criar um Comitê pela Primeira Infância, apresentar diagnóstico, elaborar um Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), e implementar ações táticas para a promoção das ações do projeto da Urban 95.

 

Urban95

A Urban95 convida líderes, gestores públicos, arquitetos e urbanistas a pensar as cidades sob a perspectiva de quem tem 95 cm – a altura média de uma criança de 3 anos. A iniciativa pretende incorporar as lentes da primeira infância na gestão das cidades, a partir de ações que promovam interações positivas, contato com a natureza nos espaços urbanos, proximidade entre serviços e mudanças duradouras nos cenários que moldam os primeiros anos da vida de nossos cidadãos.

[addtoany]