A Secretaria Municipal de Educação traz neste site as ações de formação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino de Canoas, no sentido de possibilitar a qualificação do trabalho docente por meio do uso das tecnologias na educação básica, o que inclui o investimento no Google for Education como uma importante ferramenta para a prática docente no âmbito da sala de aula. Especialmente neste período de afastamento presencial das atividades, entendemos ser este canal um meio eficaz de aproximar os docentes para que possamos continuar caminhando juntos, pela Educação do nosso município!
Seja bem-vindo!
CONSTRUÇÃO DE UM TRABALHO COLETIVO
Os professores da Rede Municipal de Canoas mobilizam-se para construir um trabalho coletivo, que consiga tornar ainda mais qualificado o espaço de sala de aula, incentivando a ideia de alunos e professores protagonistas. Durante ano de 2018, foi construído o Referencial Curricular de Canoas (RCC) para que se possa, a partir dele, reformular os currículos das escolas.
PRINCÍPIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA REDE
DOCUMENTOS ORIENTADORES
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
É um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico...
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
Educação é a base
Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.
A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Após a contribuição de mais de 120 mil pessoas e a realização de diversas mobilizações ao longo de 2018, o Referencial Curricular Gaúcho foi homologado na manhã de 12 de Dezembro de 2018 pelo Conselho Estadual de Educação (CEED) e pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME).
O documento, elaborado em regime de colaboração entre a Secretaria Estadual da Educação (SEDUC), a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME) e o Sindicato do Ensino Privado no Rio Grande do Sul (SINEPE/RS), será o norteador dos currículos das escolas gaúchas a partir de 2019. As mudanças, que seguem as diretrizes da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), valerão para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
No decorrer do ano de 2018, a Secretaria Municipal da Educação coordenou a discussão e implementação da Base Nacional Comum Curricular na rede municipal de ensino. O movimento teve ínicio no dia 06 de março com a mobilização das equipes diretivas das Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental em adesão ao evento nacional de mobilização em torno do dia D da Base.
Posteriormente, foi oportunizada a discussão do documento da BNCC nas formações das equipes pedagógicas, entre os meses de maio e junho; com os professores dos anos finais, em encontros por áreas do conhecimento que ocorreram no decorrer de três etapas de formação, entre os meses de junho a outubro; com os professores do bloco de alfabetização e pós-alfabetização (anos iniciais) nas áreas da Linguagem, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, entre os meses de agosto e novembro. O mesmo trabalho foi desenvolvido com os professores da modalidade de Educação de Jovens e Adultos e com os professores da Educação Infantil.
O ato de projetar nos permite refletir sobre o que se almeja no final do processo, bem como sobre as possíveis trajetórias a serem percorridas. Construir um projeto que baliza uma Rede de Ensino inteira não é uma tarefa que pode ser feita por apenas um ângulo. Nessa lógica, representantes de cada Diretoria da Secretaria Municipal da Educação (SME) se reuniu para organizar o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Rede Municipal de Ensino de Canoas (RMEC). Como subsídio para essa organização, os assessores pedagógicos da SME basearam-se em referenciais teóricos, documentos oficiais, normativas vigentes e também no diário de campo produzido a partir de espaços formativos e de diálogo com as equipes gestoras e profissionais da Educação das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs).
Este PPP, elaborado de acordo com a organização e as concepções político-pedagógicas determinadas pela legislação vigente brasileira, oferece subsídios a todas as escolas da RMEC quanto à organização dos processos, dos recursos, das relações, do tempo e dos espaços, em seus diferentes níveis e modalidades de atuação: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.
No dia 08 de setembro de 2020, foi publicada a Resolução 20/2020, do Conselho Municipal de educação (CME), cujo conteúdo objetiva orientar as escolas no Plano de Ação Pós-Pandemia. Dentre essas orientações, registra a reorganização curricular, com finalidade de minimizar prejuízos na trajetória escolar dos estudantes. Uma das ações que compõem a reorganização em questão seria o estabelecimento de marcos essenciais de aprendizagens, na perspectiva de um “continuum” de aprendizagem, nos anos de 2020-2022.
Com isso, 103 professores pertencentes à nossa rede de ensino se disponibilizaram a estruturar o documento a seguir, que foi construído a partir do que foi concebido como essencial dentro dos objetos de conhecimento e das habilidades do RCC.
Os efeitos pós-pandemia têm inúmeras variáveis em cada família, em cada estabelecimento de ensino. Nesse sentido, esse trabalho objetiva principalmente refletir acerca das organizações pedagógicas necessárias nesse momento e orientar esse percurso que, na sequência, terá a avaliação diagnóstica dos estudantes. Com isso, o grupo docente terá acesso a mais elementos para a elaboração da repactuação curricular e planos de trabalho docente, ações que se darão no ambiente escolar.
Parceria entre a Diretoria de Formação, Pesquisas e Projetos da SME e o Programa de Pós Graduação em Educação da UNILASALLE, sendo o mobilizador das ações de formação na Rede. Leia mais...
CARTOGRAFIAS DE IMPLEMENTAÇÃO DO REFERENCIAL CURRICULAR DE CANOAS
O Referencial Curricular de Canoas abarca todas as competências, objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades propostas na BNCC e agrega às especificidades locais nos diferentes níveis e modalidades de ensino.
O projeto ABC: Alfabetização e Letramento é promovido pela Diretoria de Formação, Pesquisas e Projetos (DFPP/SME) em parceria com o Grupo Aula (Faced/UFRGS) e visa contribuir para a qualificação do processo de alfabetização dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de Canoas. Para tanto, propõe-se a subsidiar o planejamento da prática docente e a elaboração de estratégias didáticas para a alfabetização por meio do desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras.
FEMUCITEC - Feira Científica e Tecnológica Municipal
A Feira Municipal Científica e Tecnológica (FEMUCITEC) é a feira de iniciação científica promovida anualmente pela Secretaria Municipal de Educação de Canoas/RS. Esta feira é direcionada a estudantes da Rede Municipal de Canoas, das etapas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, tendo como objetivo disseminar a prática de pesquisa científica entre professores e estudantes das escolas municipais.
Responsável pela formação dos professores das EMEFs e equipes diretivas das EMEFs
Diretoria de Educação Infantil
Responsável pela formação dos profissionais das EMEIs
Diretoria do Ensino Fundamental
Responsável pela formação dos professores da EJA
Diretoria de Educação Inclusiva
Responsável, juntamente com o CEIA, pela formação dos professores das SRM
FERRAMENTAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM A REDE
Canal no Youtube
Espaço de compartilhamento de temas importantes relacionados a educação, possibilitando um contato mais interativo da equipe pedagógica da SME com os docentes da Rede Municipal de Ensino.
Resolução 20/20 - Conselho Municipal de Educação - Estabelece normas para a reorganização dos calendários escolares, excepcionalmente no ano de 2020, frente à pandemia da COVID-19
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
O cookie estritamente necessário deve estar ativado o tempo todo para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.