FORMAÇÃO DAS EQUIPES PEDAGÓGICAS DAS EMEFs

A formação das equipes pedagógicas (supervisores e orientadores) das EMEFs é realizada mensalmente pela Diretoria de Formação, Pesquisas e Projetos (DFPP) da Secretaria Municipal da Educação.

No contexto da pandemia, devido ao distanciamento social, mantiveram-se os encontros, mas agora virtuais. Na formação de maio, que aconteceu em 11 e 12/05/2020, supervisores e orientadores foram recebidos com música, que lembrava que “a vida é mesmo coisa muito frágil” (“Por onde andei”, de Nando Reis) neste momento de crise na saúde, mas que o apoio que uns podem dar aos outros e o amor de quem está por perto torna tudo menos difícil. Discutiu-se sobre o bem-estar docente, sobre a obra “A cruel pedagogia do vírus”, de Boaventura Santos (2020); além disso, priorizou-se a escuta das escolas sobre o ensino remoto e o esclarecimento das dúvidas das equipes sobre as orientações da Secretaria em relação à nova forma de chegar aos alunos.

FORMAÇÃO DE GESTORES DAS EMEIs

Aliado ao distanciamento social que veio através da Pandemia do Covid19, a Diretoria da Educação Infantil propôs aos Diretores e Coordenadores Pedagógicos estratégias para a manutenção de vínculos, e estes também sendo pedagógicos.
Reflexões, estudo e principalmente a potencialização de ações sobre o cotidiano em nossas Emeis são os principais objetivos da Formação Pedagógica remota que estamos vivenciando nesse momento com as equipes (Direção e Coordenação).

SEMINÁRIO DE EQUIPES DIRETIVAS

O Seminário Municipal de Equipes Diretivas é realizado duas vezes ao ano, no início de cada semestre letivo. O objetivo é integrar os profissionais da educação e promover um momento de reflexão sobre a atividade docente, visando ainda, fortalecer as equipes diretivas na busca de alternativas que qualifiquem processos de ensino e de aprendizagem nas escolas da rede municipal de ensino de Canoas.

  

Além de diretores, vices, supervisores e orientadores das 84 escolas municipais, o evento também é estendido às equipes diretivas das escolas comunitárias, às escolas infantis credenciadas, aos servidores da SME e autoridades do município.