A Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM) de Canoas divulgou o balanço das suas ações no primeiro trimestre deste ano. Os números são comemorados pela administração, pois indicam queda nos registros de ocorrências e de crimes de trânsito, evidenciando a eficácia dos serviços prestados pela SMTM.
Considerando a realização das Baladas Seguras, houve uma queda de 50% nos registros de crimes de trânsito. Tanto em 2017 quanto em 2018, a SMTM realizou 12 Baladas Seguras nos três primeiros meses de cada ano. Em 2018 foram 1.457 abordagens, com 426 autuações, 59 medidas administrativas e dois crimes de trânsito. Já no ano passado foram 1.164 abordagens, 421 autuações, 55 medidas administrativas e quatro crimes de trânsito, o dobro do registrado no primeiro trimestre deste ano. Este número aponta um aumento da conscientização da população, ao mesmo tempo em que mostra uma fiscalização mais ativa em Canoas.
Outro dado interessante com relação à Balada Segura é o percentual de autuados por embriaguez, sendo 4,2% no primeiro trimestre de 2018 e 5,1% no mesmo período de 2017. Esta redução também é bastante comemorada pois influencia diretamente no número de acidentes registrados. Quanto menos alcoolizados estiverem dirigindo, menores serão os índices de acidentes graves ou com óbitos. Neste primeiro trimestre de 2018, foram registrados nove óbitos em acidentes de trânsito, mesmo número do período analisado no ano passado. Já os acidentes com danos materiais apresentaram queda de 16%, sendo 339 em 2017 e 283 em 2018.
Outras ações
Além das Baladas Seguras, a Diretoria de Trânsito da SMTM já realizou 12 operações especiais em conjunto com as outras forças de segurança atuantes no município. As equipes de Educação no Trânsito realizaram três blitze educativas, incluindo a do Dia Municipal do Ciclista, em 25 de fevereiro. A unidade iniciou o calendário junto a escolas durante o Prefeitura Mais Perto, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pernambuco, no bairro Niterói.
Infrações
A maior infração registrada no trimestre está relacionada ao excesso de velocidade nas vias: 62,67% das autuações foram por esse motivo, estando na avenida Guilherme Schell o maior índice de autuação. Nesta mesma via foi registrada a maior velocidade de 2018, no dia 13 de março, às 15h, em plena luz do dia. Um veículo estava trafegando a 110 km/h, 83% acima do limite permitido.
A não utilização do cinto de segurança segue sendo motivo para autos de infração, sendo 6,95% dos motoristas autuados por essa razão. Em seguida estão os veículos sem licenciamento, com 3,88% dos casos, e estacionamento em local proibido, com 3,29%.