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100 dias de Governo com alívio no bolso de quem utiliza o Transporte Coletivo, e mais qualidade na frota

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Foto: Tony Capellão

Um transporte de qualidade e sem aumento de tarifa, esse foi o compromisso assumido no início da gestão, quando o prefeito Jairo Jorge estabeleceu um plano de metas para retomar o desenvolvimento da cidade, identificar e realizar os investimentos necessários para melhorar a vida do cidadão canoense.
Com isso, desde março, a Prefeitura de Canoas retomou o projeto “Integração Tarifária Total”, pelo qual o passageiro pode realizar duas viagens em qualquer sentido, dentro de um período de 90 minutos, e o segundo passe pela roleta não é cobrado. O benefício estava suspenso desde março de 2019.
Atualmente, cerca de 1.300 passageiros utilizam a segunda passagem gratuita diariamente, mesmo em um período em que a demanda de transporte público está reduzido devido às restrições em função da pandemia.
“Nossa meta é sempre beneficiar os usuários, oferecendo um serviço de qualidade. Ampliar a integração do transporte coletivo é um instrumento desta política e crescerá cada vez mais. A garantia da segunda passagem gratuita é uma forma de motivarmos os canoenses a utilizarem o transporte coletivo. É bom para o cidadão e é bom para a empresa, que passa por um momento delicado”, ponderou o Secretário do Transporte, Francisco Nunes.

PLANO DE RECUPERAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO
Além da segunda passagem gratuita, e visando auxiliar o cumprimento do Plano de Recuperação do Transporte Público, uma nova grade horária nas linhas municipais foi implementada, com horários ampliados e ônibus seletivos. No ano passado, rodavam pela cidade 65 veículos, mas a frota convencional foi aumentada para 74 veículos. E, desde o início de abril, 6 novas linhas de ônibus seletivos que estavam suspensos desde antes da pandemia foram retomados, auxiliando o transporte na cidade. A previsão é de que até o final do mês de abril sejam 14 micro-ônibus atendendo a 6 linhas.

MONITORAMENTO EM TEMPO REAL DOS ÔNIBUS PELA PREFEITURA
A fiscalização do sistema de Transporte Público da cidade é acompanhada em tempo real por meio de GPS (Sistema de Posicionamento Global), instalado nos veículos. O sistema possibilita que os fiscais constatem, por meio de monitoramento, ocorrências como frota incompleta, o não cumprimento de horários, entre outras irregularidades.
O Secretário Francisco ressalta que obter as informações em tempo real sobre o atraso das linhas propicia um melhor atendimento à população, “Sabemos, por exemplo, se algum ônibus está em pane. Temos informação onde os ônibus estão e o que aconteceu com eles”. Por meio do sistema GPS, é possível, ainda, verificar a frota em operação e o cumprimento do quadro de horário dos carros. “Quando verificamos o não cumprimento, as empresas são autuadas. Este serviço traz melhores e maiores benefícios à população, proporcionando um transporte mais eficiente e rápido, cumprindo os horários e as metas”, observa.

ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DAS LINHAS DE ÔNIBUS
Nesse primeiro trimestre, a Secretaria Municipal de Transportes criou um canal de recebimento e retorno de reclamações. O objetivo é, de maneira mais ágil e eficaz, captar as demandas junto aos usuários do transporte coletivo, encaminhar junto à empresa e retornar para o canoense o resultado da reclamação. O canal de envio dessas reivindicações é feito via telefone da própria secretaria, além dos canais de participação popular Prefeitura na Rua, Prefeitura Aberta, Prefeitura na Estação e Prefeitura Presente.

MANUTENÇÃO
Ao longo dos 100 dias, a Diretoria de Projetos e Obras da Secretaria de Transporte e Mobilidade realizou a instalação de mais de 300 placas de sinalização, a pintura de mais de 3.600m² de faixas de segurança, retenção e Pare. A manutenção dos 135 semáforos com cerca de 290 serviços de conservação, além da retirada e recolocação de 8 paradas de ônibus.

AÇÕES NO TRÂNSITO
As ações de orientação e fiscalização foram realizadas pelos órgãos de trânsito a fim de dar maior fluidez à mobilidade urbana. Sendo assim, somente no primeiro trimestre do ano foram efetuadas mais de 726 fiscalizações em veículos, bem como a distribuição de 1.680 cartilhas do Programa Educação no Trânsito, com mais de 1.055 veículos abordados.

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