Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/12/RED-13-12-2023-encerramento-do-projeto-Jovem-Tech-em-2023-Thiago-Guimaraes-72.jpg

32 alunos da primeira turma do Jovem Tech celebram formatura

Estudantes receberam qualificação em TI e espaço para potencializar suas habilidades
Download Imagem Original

Foto: Thiago Guimarães/PMC

Após três meses de capacitação e qualificação em Tecnologia da Informação (TI), os 32 jovens que integraram o projeto Jovem Tech se formaram nesta quarta-feira (13). A iniciativa, resultado de parceria entre Prefeitura de Canoas, UniRitter e as empresas Exatron, Novus e TKS, sediadas no Parque Canoas de Inovação (PCI), buscou estimular o desenvolvimento dos alunos e identificar talentos, além fortalecer a empregabilidade no PCI.

Na cerimônia, o prefeito interino de Canoas, Cris Moraes, parabenizou os estudantes que finalizaram o projeto. “Sou um grande entusiasta dessa iniciativa. Todas as oportunidades são únicas. A partir do momento que aproveitamos essas oportunidades, outras aparecerão. Por isso, todos os jovens que hoje celebram sua formatura estão de parabéns. Tenho certeza que esse é apenas o início de uma bela trajetória acadêmica e profissional”, ressaltou.

Nicole dos Santos Almeida, de 16 anos, foi reconhecida como aluna destaque nas aulas e falou sobre como foi participar. “Para mim foi muito bom ter recebido essa oportunidade, esse curso ajudou a desenvolver várias habilidades e evoluir em todas essas áreas”, comentou.

O CEO da Exatron, Régis Sell, destacou a importância da parceria entre o poder público e a iniciativa privada para promover o desenvolvimento dos jovens. “Sempre nos propusemos a participar de projetos sociais, justamente por acreditar no poder transformador da educação. Tenho certeza que essa foi uma oportunidade única para todos esses estudantes. Receber essa capacitação em uma área em imenso crescimento é fundamental para o futuro deles”, frisou.

Jovem Tech

A primeira edição do projeto contemplou alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA) e encaminhados através dos Centros de Acesso a Direitos (CADs). A qualificação contou com 24 encontros, que totalizaram 72h/aula. A iniciativa foi promovida em conjunto pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SMDETI) e de Educação (SME).

Texto: Gabriel Amaral
Edição: Carina Jung