Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/05/Vinicius-Thormann-5-de-23-1.jpg

32 famílias de Canoas recebem as chaves das suas novas residências

Blocos 7 e 8 do Condomínio Morada Cidadã recebem os moradores nos próximos dias
Blocos 7 e 8 do Condomínio Morada Cidadã recebem os moradores nos próximos dias
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann

Na manhã desta sexta-feira (11), foi realizado o ato de assinatura de contrato e entrega das chaves das 32 novas unidades residenciais do Programa Minha Casa Minha Vida em Canoas. Durante o ato, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH), os contemplados não conseguiram esconder a emoção diante do sonho que se tornou realidade. Dois novos blocos, 7 e 8, do Condomínio Morada Cidadã, no bairro Fátima, passam a receber seus moradores nos próximos dias.

Com a assinatura de hoje, os proprietários dos apartamentos já podem solicitar a ligação da rede de energia elétrica e, tão logo seja​​​​​​ efetivada, iniciam a mudança. A Rosane Reich, de 50 anos, juntou as mãos em gesto de oração e deixou as lágrimas correrem. Foi acalmada pelos novos vizinhos, que acolheram a sua emoção como uma representação do sentimento de todos os presentes. “Morar de favor é uma coisa que não desejo para ninguém. Me senti muito humilhada pelos outros, pulando de casa em casa, dependendo de favores. Com 50 anos de vida, finalmente vou realizar o sonho de ter meu próprio canto”, declara a aposentada que, com problemas de saúde, destina boa parte da sua renda mensal para a compra de remédios. “Com o dinheiro que eu ganho, jamais conseguiria comprar algo. Quando eu vi minha casinha desabando por causa da chuva, me senti sem chão, parecia que não conseguiria mais me reerguer. Mas eu consegui”, comemora Rosane, referindo-se ao período em que manteve uma casa em área irregular, no bairro Rio Branco.

O secretário de Habitação, Moacir Stello, conversou com os contemplados e fez questão de reforçar em sua saudação a nova vida que todos estavam prestes a iniciar. “Vocês hoje recebem uma garantia de um lar, uma segurança de futuro, um lugar digno para morar e iniciar um nova vida. Zelem por este patrimônio que agora é repassado a vocês”, reforça Moacir.

Moradores já estão organizados

A fim de usufruir de todas as comodidades do condomínio, além de bem conviver em comunidade, os moradores elegeram o promotor de vendas Juliano Gomes da Silva, de 43 anos, para síndico do bloco 7. “Fiquei surpreso, foi unanimidade, mas aceitei o desafio. Já tenho experiência com trabalho comunitário, acho que foi por isso que me escolheram. Temos que levar em consideração que são vidas diferentes, famílias com rotinas distintas, o bem-estar de todos terá que ser nosso principal objetivo de convivência”, relata o novo síndico Juliano.

Acompanhado da vice-prefeita, Gisele Uequed, o prefeito Luiz Carlos Busato também compareceu ao ato e entregou a primeira chave a uma das moradoras. “As chaves que vocês estão recebendo significa uma vida melhor a partir de agora, um futuro para todas as famílias. Diante da assinatura deste contrato, vocês assumem a responsabilidade de cuidar deste patrimônio, moradia tão sonhada por todos e que agora é uma realidade”, finaliza Busato.

Os blocos 7 e 8 do Condomínio Morada Cidadã contam com 4 andares cada, com 4 apartamentos por andar, totalizando 32 residências. Os apartamentos possuem dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Remanescentes da área onde foi construída a BR-448 e famílias do chamado GT Social (pessoas em situação de vulnerabilidade que procuram a SMDUH) foram as contempladas em mais esta etapa do Minha Casa Minha Vida em Canoas.

Assessoria de Comunicação

Mais fotos: