Canoas irá promover, entre os dias 23 de junho e 7 de julho, a 34ª Feira do Livro, na Praça da Bandeira. Com o tema Viva Novas Histórias, a segunda maior feira do livro do Rio Grande do Sul vai trazer encontros com escritores, sessões de autógrafos, mediação de leituras, workshop e claro, muitos descontos. As 22 bancas que irão comercializar livros durante os dias do evento prometem dar descontos imperdíveis em títulos nacionais e importados. E, para movimentar o público, a organização da Feira do Livro de Canoas irá realizar diversas outras atividades culturais, tais como shows, concursos, exibição de filmes e oficinas.
Patrona
A 34ª Feira do Livro de Canoas, promovida pela Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo e parceiros, terá a patronagem de Luisa Geisler. A canoense publicou os livros “Contos de mentira”, com o qual foi finalista do Prêmio Jabuti, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura; e “Quiçá”, também sendo finalista do Jabuti, do Prêmio São Paulo de Literatura e do Prêmio Machado de Assis, vencedora do Prêmio Sesc de Literatura. Seu último livro, “Luzes de emergência se acenderão automaticamente”, foi publicado pela Alfaguara em 2014. A escritora também tem textos publicados da Argentina ao Japão.
Escritor homenageado
Thedy Corrêa será o escritor homenageado. Músico e compositor da banda Nenhum de Nós, já gravou 16 discos, três DVDs e fez mais de 2 mil shows. Enveredou pela literatura com um livro de poemas intitulado “Bruto”, em 2006. Desde lá, já lançou mais três títulos. Thedy é presença constante em feiras do livro pelo país, para levar principalmente aos jovens “a missão que recebeu do escritor imortal Moacyr Scliar: fazer quem curte música entrar de vez no universo dos livros também”.
Atrações da Feira do Livro
Dentre os escritores que irão marcar presença nesta edição estão: Letícia Wierzchowski, Décio Dalke, Manuel Filho, Jean Claude R. Alphen e Manuel Filho. Além de diversos outros nomes da cena cultural local, um marca da atual gestão canoense.
Desde o ano passado, a Feira do Livro de Canoas tem oferecido alternativas de atração para todas as idades. Além da literatura, música, teatro e artes plásticas compõem a gama de manifestações culturais das atividades. Também haverá espaço para gastronomia e outras atividades. Os tradicionais espaços para a criançada estão garantidos, com a Bebeteca e contação de histórias durante todos os dias.
Todos estes atrativos têm um único objetivo: tornar a Feira do Livro mais popular. O secretário da Cultura e do Turismo de Canoas, Mauri Grando, explica que a intenção é deixar a feira cada vez mais atrativa para o público. “A Feira do Livro de Canoas mescla atividades que podem agradar a família inteira. O intuito é fazer com que não só aqueles que gostam de literatura vão até a praça, mas todos que se interessam pela cultura”, explica. Grando também lembra que a edição deste ano vai contar com a parceria de outras secretarias municipais de Canoas e parceiros privados.
A abertura oficial da 34ª Feira do Livro de Canoas ocorre no sábado (23), às 16h30. A atividade contará com a presença da patrona da feira e autoridades municipais. Na data, também haverá show com a banda The Travellers.
> Mais informações e programação no site da Feira do Livro