Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/08/reduzidas_21_08_2023-ABERTURA-DA-SEMANA-MUNICIPAL-DA-PESSOA-COM-DEFICIENCIA-PAMELLA_MENDES-21.jpg

Abertura da Semana da Pessoa com Deficiência é marcada por assinatura de decreto de acessibilidade

Download Imagem Original

Foto: Pamella Mendes - PMC

A 26ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência foi aberta em Canoas na tarde desta segunda-feira (21). Com o tema “Acessibilidade e Inclusão: atitudes que fazem a diferença”, a iniciativa é organizada pela Coordenadoria de Inclusão e Proteção Social em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdip). A solenidade ocorreu em frente ao Paço Municipal, com a presença de autoridades e entidades do segmento da pessoa com deficiência.

A abertura do evento contou com a assinatura do Decreto nº 293, de 31 de julho de 2023, que instituiu a criação do Comitê Gestor de Acessibilidade de Canoas. Para o diretor de Inclusão e Proteção Social, Jair Silveira, o documento é de extrema importância para o município. “É um decreto que fará a diferença na política pública da pessoa com deficiência”, salientou.

O prefeito Jairo Jorge destacou que é uma alegria poder abrir mais uma Semana Municipal da Pessoa com Deficiência e assinar o decreto de criação do Comitê Gestor. “Quando nós ocupamos a praça pública, na frente da Prefeitura, nós estamos mostrando para a sociedade a nossa luta. Nós estamos afirmando a nossa luta, que é a luta pela igualdade, pelos direitos, pela inclusão, pela acessibilidade. A cidade foi feita sem pensar em acessibilidade e, por isso, nós precisamos transformá-la. O Comitê é um primeiro passo, mas nós precisamos adaptar a cidade e pensar a cidade do futuro com acessibilidade”, acrescentou.

De acordo com a presidente do Comdip, Edna Alegro, a Semana da Pessoa com Deficiência é o momento para pensar em avanços. “O ontem foi bom, mas o amanhã será ainda melhor. É isso que nós temos que buscar, o melhor para todos. É fundamental a atitude, a nossa atitude”, afirmou.

O secretário municipal de Assistência Social, Paulo Souza, também reforçou a importância de falar sobre inclusão. “Sempre é um desafio falar de inclusão. Para falar sobre o tema é necessário buscarmos o histórico da pessoa com deficiência, pois somente assim conseguiremos entender o que é a inclusão. É uma semana que teremos a oportunidade de refletirmos e buscarmos soluções para as pessoas com deficiência”, destacou.

O evento também contou com apresentações culturais de membros das entidades do segmento. Estiveram presentes, a Associação Legato, Associação Pestalozzi, Associação dos Deficientes Visuais de Canoas (Adevic), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Canoas (Apae Canoas), Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef) e Associação Grupo Chimarrão da Amizade.

Texto: Daniele Brito – PMC
Edição: Carina Jung – PMC