Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/02/23_02_2024-VISITA-IP-CANOAS-PPP-ILUMINACAO_DeaAvila-25.jpg

Ação-teste verifica qualidade das lâmpadas que serão substituídas com a PPP de Iluminação Pública

A iniciativa serviu para comprovar a eficiência, durabilidade e luminosidade do produto. Fotos: Déa Avila

A IP Canoas, consórcio de sete empresas que assumiu a Parceria Público-Privada (PPP) de iluminação pública, realizou uma ação-teste para verificar a eficiência, durabilidade e luminosidade de lâmpadas de LED que serão utilizadas nas ruas da cidade. Nos próximos 60 dias, a concessionária fará a manutenção dos pontos que necessitam de troca.

Após isso, começará uma nova fase, com a substituição das lâmpadas comuns por LED, dando início à modernização do parque de iluminação. A previsão de substituição dos trinta mil pontos, que abrangem todo município é de um ano. A redução de custos é estimada em mais de 50 %.

Nesta sexta-feira (23), a equipe técnica da IP Canoas realizou trabalho em toda a extensão da rua Cel. Genuíno, no centro de Canoas. “Estamos acompanhando aqui as primeiras instalações das unidades de LED em testes. Essa fase é muito importante porque a gente saberá a luminosidade de cada rua, monitorando nos próximos dias para ver a real necessidade de troca das lâmpadas, avalia o diretor de Iluminação Pública da Secretaria de Serviços Urbanos, Ataíde Silva.

“Esta é uma fase balizadora que nos diz muito sobre as dificuldades que encontraremos em Canoas. Essa primeira etapa nos mostra, por exemplo, qual é a percepção e aceitação da população, e a dificuldade no acesso aos pontos de iluminação. Conseguiremos uma indicação muito boa para planejar melhor a execução futura”, afirma o coordenador Operacional da IP Canoas Concessionária Deives Ferreira.

Sobre a PPP de Iluminação Pública
O projeto promove a modernização, eficientização, expansão, operação e a manutenção da rede municipal de iluminação pública em Canoas, através da troca de luminárias por tecnologia LED, entre outros serviços. Também serão desenvolvidos e implantados projetos de iluminação cênica em locais escolhidos pela Prefeitura, com destaque para prédios históricos e pontos turísticos. Haverá, ainda, um sistema de iluminação especial em praças e parques.

Entre os resultados previstos, em curto e longo prazo, estão:
– Redução de mais de 50% nos gastos do Município com iluminação pública;
– Aumento da agilidade na manutenção e substituição do equipamento da rede de iluminação pública, devido ao monitoramento da telegestão, através do Centro de Controle e Operação – CCO;
– Menores custos de operação e manutenção do parque de iluminação pública;
– Diminuição dos níveis de criminalidade na cidade e ampliação da segurança nos espaços públicos;
– Redução do impacto ambiental;
– Maior desenvolvimento econômico e de oferta de serviços no horário noturno.

Texto: Júlio Fontes

Edição: Sibeli Fagundes

[addtoany]