Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/09/Reduzidas_01_09_2023_ABERTURA_SEMANA_DA_PATRIA_CHAMA_Guilherme_Pereira-141.jpg

Acendimento do Fogo Simbólico abre oficialmente a Semana da Pátria em Canoas

Download Imagem Original

Foto: Guilherme Pereira - PMC

Está oficialmente aberta a Semana da Pátria em Canoas. Na manhã desta sexta-feira (1º), o acendimento do Fogo Simbólico, na Praça da Emancipação, marcou o início das comemorações. O prefeito Jairo Jorge recebeu a chama das mãos do atleta canoense Reinaldo Charão. O acendimento da pira foi realizado pela atleta de câmbio Sônia Schneider.

“Hoje é um momento tão especial, o início da Semana da Pátria. Momento em que nós celebramos a nossa Independência, a nossa história e a nossa identidade como brasileiros. Todos têm o seu lugar na pátria e todos têm o seu dever, nós estamos aqui para respeitar as pessoas e as nossas instituições. É dessa forma que vamos construir o Brasil que queremos. Que essa chama que está ardendo aqui possa arder também no nosso coração”, destacou o prefeito.

O comandante do Grupamento de Apoio de Canoas (GAP) do V Comar, Coronel Intendente Pinheiro, ficou emocionado ao realizar seu pronunciamento. “É um orgulho muito grande, para esse filho carioca da nossa querida e amada pátria brasileira estar aqui, no Estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Canoas, representando nossa Força Aérea Brasileira, que tem uma parceria histórica com a cidade. Fico até um pouco emocionado, porque esse Estado e essa cidade são motivos de muito orgulho para nossa nação. Não tenho nem palavras para poder expressar os sentimentos nesse momento, mas queria dizer que é um prestígio muito grande para mim estar aqui”.

Também emocionada, a atleta Sônia Schneider, 63 anos, relatou como foi a experiência de acender a pira. “Recebi esse convite para acender o fogo simbólico e representar a minha cidade com muita honra. Eu fiquei muito feliz. A Semana da Pátria é muito importante para todos nós”.

A chama será guardada diariamente, simbolizando o cultivo do civismo, e permanecerá acesa até a próxima terça-feira (7). Neste ano, a Liga da Defesa Nacional escolheu homenagear Rui Barbosa. Em nível regional, as comemorações exaltam a Revolução de 1823. A solenidade contou com a apresentação da banda musical da Base Aérea, que executou os hinos nacional, da Pátria, do Rio Grande do Sul e de Canoas.

Texto: Marina Staudt – PMC
Edição: Carina Jung – PMC

Mais fotos:

[addtoany]