Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/03/250306-10H00-Treinamento-decisao-de-tiro-Vinicius-Thormann-14.jpg

Agentes da GM de Canoas participam de treinamento de decisão de tiro

Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann/ PMC

Mais um grupo de quatro agentes da Guarda Municipal (GM) de Canoas participou, na tarde de quinta-feira (6), de um treinamento voltado a decisão de tiro no Estande de Tiro Virtual da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP). A atividade de aperfeiçoamento esteve sob a responsabilidade do instrutor e coordenador do Centro de Formação de Aperfeiçoamento em Segurança Pública da GM, Lisandro de Carvalho. Segundo o agente, a qualificação faz parte de um processo de reciclagem previsto em lei. “O treinamento atende uma das prerrogativas das Guardas Municipais que prevê uma requalificação anual mínima de 80 horas. Mais do que isso, esse processo atende inclusive a uma legislação federal”, afirma.

Um dos poucos municípios a possui o simulador virtual, Canoas conta com a estrutura tecnológica nas dependências da SMSP e, inclusive, pode oferecer a possibilidade de aperfeiçoamento a outros órgãos de segurança. O aparelho conta com um software que simula ambientes de tiro estático e ambientes de tiro móvel, apresentando diferentes cenários de situações reais de confronto armado e ainda possui um sensor que capta os disparos efetuados pelas armas acopladas. “O equipamento utiliza o mesmo armamento utilizado pelos agentes nas ruas, como pistola .40, carabina, espingarda e as próprias sparks (armas de choque)”, descreve Carvalho.

Simulador apresenta alvos fixos e cenários com diferentes situações

Tiro real
O treinamento de tiro em área aberta também faz parte do programa de requalificação dos agentes. Em janeiro, nos dias 23 e 24, dois agentes da GM de Canoas participam de um Curso de Habilitação em Armas Longas – Carabina, no 18º Batalhão de Infantaria Motorizado (18º BI Mtz) do Exército Brasileiro, em Sapucaia do Sul. Os participantes tiveram atividades teóricas e práticas para aprimorar o desempenho no exercício de suas atividades. Além dos representantes da guarnição de Canoas, a capacitação contou ainda com alunos e instrutores de Cachoeirinha, Sapucaia, Viamão, Imbé e agentes da Polícia Penal.

[addtoany]