Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/08/WhatsApp-Image-2023-08-01-at-09.56.55.jpeg

Agosto dourado: amamentação garante saúde dos bebês e fortalece vínculos afetivos

A partir desta terça-feira (1º) até 7 de agosto, comemora-se a Semana Mundial de Aleitamento Materno, no mês dedicado às ações que visam estimular o aleitamento materno e promover informações acerca da importância da amamentação.
Conhecido como Agosto Dourado e instituído pela Organização Mundial da Saúde em 1992, o mês elegeu a cor, relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Em Canoas, o trabalho da rede básica de saúde também se intensificará durante o mês, no sentido de orientar as mães sobre a importância da amamentação e reforçar nas unidades de saúde a divulgação dos serviços disponíveis. Conforme a coordenadora da Política de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde, Regina Grings, profissionais das UBSs recebem formação completa sobre como acolher e atender gestantes e lactantes.

“Após essas formações, eles multiplicam o conhecimento para toda a equipe da unidade, do agente de saúde aos médicos e dentistas. Essa qualificação reflete diretamente no sucesso da amamentação, facilitando o processo e tornando ele uma rotina tranquila para mulheres e crianças”, ressalta Regina.

Uma das beneficiadas pelo trabalho realizado por profissionais das unidades de saúde, é a dentista Josiane Alves, de 30 anos, mãe do pequeno Joaquim de sete meses. Ela é usuária da UBS Niterói e comenta que teve dificuldades no começo da amamentação.

“Tive dificuldades no começo, tive mastite, fissura, hiperlactação e se não fosse a ajuda da agente de saúde eu teria desistido e procuraria outras alternativas para a alimentação para Joaquim. Depois das orientações, do apoio e acolhimento, tudo passou a ser mais tranquilo, tornando o momento de conexão e carinho muito bacana”, destaca Josiane Alves.

Além da qualificação profissional das equipes de saúde, outras ações são oferecidas no município:

Mamalgesia: auxílio profissional na amamentação dos bebês no momento em que estejam sendo vacinados, para diminuir a dor e dar mais conforto a eles.

Atendimento especializado: atende mães e bebês que têm dieta específica ou apresentam complexidades em seus estados de saúde.

Amamentação na escola: profissionais das escolas infantis são capacitados para receber as mães que desejam amamentar ou para manejar e ofertar o leite que elas disponibilizam em recipiente adequado.

Por que amamentar é tão importante?

O leite materno é nutricionalmente completo e auxilia na criação de anticorpos, aumentando a imunidade e protegendo os bebês de infecções, além de prevenir doenças futuras, como asma, diabetes e obesidade. A afirmação é da nutricionista clínica Franciela Godoi Viau, do Hospital Universitário de Canoas. Ela ressalta que, além desses benefícios, o leite é um alimento seguro, pois não depende de manipulação e está sempre na temperatura certa. “Para as lactantes, ele também oferece benefícios como a redução do peso pós-parto e da contração uterina, reduzindo hemorragias” , explica.

Para as mães que trabalham, estudam ou realizam outras atividades, a profissional orienta que é possível fazer a extração do leite. Nesses casos, o armazenamento deve ser feito em recipiente de vidro com tampa plástica. Em temperatura ambiente, a validade é de uma hora; se resfriado na geladeira, 12 horas; congelado, até 15 dias. “Para aquecer o congelado, é indicado que seja em banho-maria com o fogo desligado. Não indicamos o uso de micro-ondas.”, acrescenta Franciela.

Escritório de Comunicação - Ecom

[addtoany]