Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/08/Reduzidas_09_08_ABERTURA_OFICIAL_DO_AGOSTO_LILIAS_Guilherme_Pereira-12.jpg

Agosto Lilás: Prefeitura realiza ato em alusão aos 16 anos da Lei Maria da Penha

Download Imagem Original

Foto: Guilherme Pereira/PMC

No mês nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a Prefeitura de Canoas, por meio da secretaria adjunta de mulheres, realizou na tarde desta terça-feira (9), a abertura oficial do Agosto Lilás. A campanha, criada em referência à Lei Maria da Penha, comemora em 2022, 16 anos de existência. Durante todo o mês de agosto, a mobilização vai intensificar a divulgação da lei, como também os serviços da rede de atendimento à mulher em situação de violência em Canoas, que é referência em acolhimento no Estado. 

O prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, destacou a criação do serviço de atendimento às mulheres vítimas de violência 24 horas, o Disque-Mulher. “É inaceitável que nós, ainda no ano de 2022, tenhamos que vivenciar esse mal que assola nossa sociedade. Por mais que o poder público atue, por mais que as autoridades policiais trabalhem, por incrível que pareça, cada vez mais crescem as ações contra as mulheres. Mesmo assim, nós podemos dizer que Canoas é referência no enfrentamento dessas violências. Aqui, nós temos uma Secretaria Adjunta de Mulheres, para cuidar exclusivamente desse tema. Além de sermos pioneiros no serviço que oferece atendimento 24 horas para as mulheres vítimas de violência”, comemorou.

A programação do mês conta com atividades em escolas municipais, palestras de capacitação em unidades de saúde e distribuição de materiais informativos do “Disque Mulher”. 

A secretária adjunta de Mulheres, Rosa Marcella, lembra que o mês de agosto é de conscientização, para que as pessoas entendam que violência não é apenas física, ela pode ser sexual, psicológica, moral ou patrimonial e para sensibilizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher. “O Agosto Lilás é um desafio para nós mulheres, são 16 anos da Lei Maria da Penha e, mesmo nesses 16 anos de lei, a cada 7 horas uma mulher sofre feminicídio no Brasil. Precisamos coibir a violência e fazer denúncias, justamente por isso criamos em Canoas o Disque-Mulher, para que qualquer um, a qualquer hora do dia, faça denúncias. Nosso compromisso é com a vida das mulheres”, frisou.  

Também participaram do ato de abertura, a vereadora Vani Piovesan, a secretária da Educação, Beth Colombo e a delegada da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher/DEAM, Clarissa Demartini.

A atividade foi realizada pela Secretaria Adjunta de Mulheres em parceria com a Secretaria Municipal da Educação. 

Após a cerimônia, alunos do Grêmio Estudantil das escolas municipais de Ensino Fundamental Max Oderich, Paulo Freire, Nelson Paim Terra, Pinto Bandeira e Jacob Longoni participaram de uma palestra sobre a Lei Maria da Penha com a delegada Clarissa, a coordenadora do Centro de Referência em Atendimento à Mulher Patrícia Esber, Mariza Iracema Iracet, e os soldados do 15º Batalhão de Polícia Militar da Patrulha Maria da Penha.

Escritório de Comunicação PMC