Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/03/Reduzidas04.03.2024-_ALBERGUE-MUNICIPAL-ROTARY-CLUB_Amanda_Furtado-23.jpg

Albergue oferece oportunidade para um recomeço

Frequentadores passam por triagem e podem deixar seus pertences em armários para passar a noite no albergue
Download Imagem Original

Foto: Amanda Furtado

Antes mesmo de abrir, às 19h, frequentadores do Albergue Municipal de Canoas já aguardavam na calçada a abertura do espaço no bairro Mathias Velho. Todas as noites, a unidade recebe pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade social para o pernoite até as 7h da manhã no dia seguinte. Oferecendo comida quente, banho e uma cama, o local é mais que um abrigo temporário. Pode ser um ponto de partida para o recomeço de muitos que estão sem um emprego, perspectivas ou sem contato com a família.

“O papel do albergue é ser um local de referência para uma possível reorganização da vida deles. Para verem como podem fazer essa mudança, retornar aos vínculos familiares ou planejar a questão de moradia”, salientou a secretária da Assistência Social, Luísa Camargo.

Marcos Ferreira França, de 39 anos, é um dos frequentadores do albergue. Ele buscou o local recentemente para se reestruturar, pois esteve sem emprego por quatro meses. Já obteve um trabalho e fará os exames para a admissão em breve. “Só vim uns dias para conseguir um emprego. Agora que consegui, vou fazer o exame e, assim que tiver o primeiro salário, alugo uma peça para morar. Mas aqui é muito bom, o pessoal e o acolhimento são bons”, garantiu.

Luísa destacou que essa é uma das importantes funções sociais do albergue, resgatar as referências das pessoas. “A ideia não é mantê-los aqui dependendo do serviço. Queremos que tenham o desejo de ter autonomia e de voltar a administrar a própria vida. Portanto, pensar na autonomia é uma maneira de eles voltarem a exercer a sua cidadania”, reforçou.

O período de acolhimento para um usuário é de até 15 dias, caso seja de Canoas. Para pessoas de fora da cidade, a estimativa é de até três dias. Mas cada caso é analisado, como frisou o coordenador do albergue, Jalmirez Júnior. “O tempo de permanência é relativo e tudo é negociado com a assistente social. Na triagem ela vê qual é a necessidade, tenta contatar a família e saber o que está acontecendo, se eles permitirem, e tenta encaminhar da melhor maneira a situação”.

A estrutura

Funcionando desde 1995, o Albergue Municipal passou por uma reforma em 2018 e foi reinaugurado em 2020. Além de uma reestruturação na parte elétrica e o conserto do telhado, houve a instalação de uma central de gás. No ano passado, o espaço foi revitalizado com pintura e alguns ajustes.

A unidade comporta até 50 pessoas, com três quartos na área masculina e um na feminina, além de um banheiro com acessibilidade para cada ala. Os frequentadores contam com armários para guardar os pertences, lavanderia, refeitório com biblioteca e uma sala para reuniões.

A alimentação também é um dos destaques do local. Ivanilda Campos de Oliveira, que atua desde 2013 na cozinha, disse que sua comida faz sucesso. “Gosto muito do que faço aqui. Eles elogiam a minha comida. E, para mim, é bem importante fazer esse trabalho, me sinto realizada”, completou.

O Albergue Municipal de Canoas, vinculado à Secretaria da Assistência Social (SMAS), funciona das 19h às 7h e está localizado na avenida Rio Grande do Sul, 1770. Mais informações pelo telefone 3472.7122.

Texto: Anelise Durlo
Edição: Sibeli Fagundes

[addtoany]