Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/12/REDUZIDAS-ALUNA-MEDALHISTA-NAS-PARAOLIMPIADAS-ESCOLARES-PAMELLA_MENDES-4.jpg

Aluna de Canoas conquista cinco medalhas nas Paralimpíadas Escolares

Yasmin Carvalho, estudante da EMEF Edgar Fontoura, competiu na natação
Download Imagem Original

Foto: Pamella Mendes/PMC

Em mais uma conquista do esporte e da educação de Canoas, Yasmin Carvalho, de 13 anos, aluna da EMEF Edgar Fontoura, voltou das Paralimpíadas Escolares com cinco medalhas. A estudante, que pratica natação desde pequena, conquistou o ouro nas modalidades 100m e 50m costa e o prata nos 100m e 50m livre e nos 50m peito. Yasmin integra o programa Atleta Cidadão do Futuro Paradesporto, da Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL).

Para a estudante, voltar da primeira competição com cinco medalhas é uma grande realização. “Estou muito feliz, é uma conquista muito grande, saber que eu tive a oportunidade de representar a minha escola e a cidade é algo que me deixa muito orgulhosa. Nunca imaginei que sairia daqui pra disputar uma competição com pessoas de todos os estados e voltaria com cinco medalhas. O pessoal da escola e a família sempre me deram muito apoio, fora todo o treinamento”, relatou.

Yasmin e a mãe, Priscila Carvalho, de 42 anos, chegaram em Canoas há cerca de dois anos, vindas do Espírito Santo. “É um orgulho muito grande para toda a família saber que ela está indo atrás dos sonhos e garantindo o futuro. Sempre incentivamos a prática esportiva, pelos benefícios com a saúde, mas também por ser aquilo que ela gosta. Todas essas conquistas, que estão apenas começando, são fruto da dedicação e do trabalho dela”, ressaltou a mãe.

A diretora da EMEF Edgar Fontoura, Eloísa Bezerra, destaca a importância do trabalho de incentivo realizado com os estudantes. “A escola como um modo geral tem o objetivo de desenvolver os alunos em todas as áreas. Acredito que essa união entre a escola, a família e o aluno é fundamental para o desenvolvimento dos nossos jovens. E é muito bom termos esse retorno, ver nossos alunos conquistando importantes resultados nas mais diversas competições”, frisou.

Sobre a competição

Realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2006, as Paralimpíadas Escolares são o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. Neste ano, a etapa nacional aconteceu em São Paulo, entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, reunindo mais de 1,8 mil estudantes de todos os estados do Brasil e do Paraguai.

Texto: Gabriel Amaral
Edição: Carina Jung