//
Aluna é beneficiada com óculos com inteligência artificial para pessoas com deficiência visual

Download Imagem Original
Foto: Vinicius Medeiros / PMC
Na tarde desta quinta-feira (20), a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), promoveu a entrega de um óculos OrCam MyEye, para aluna da rede municipal de ensino com deficiência visual. Ester Vitória de Oliveira Santos, 12 anos, matriculada no 6.º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Assis Brasil e moradora do bairro Mato Grande, recebeu o moderno equipamento que promete ser um divisor de águas na vida da estudante. Para a adolescente, os óculos representam mais autonomia não só para estudar, mas também fora da escola. “É maravilhoso, estou muito feliz”, disse durante o recebimento do item na sede da SME. “Vou querer ler tudo o que tem dentro de casa”, acrescentou emocionada.
A disponibilidade dos óculos foi uma surpresa para a família de Ester. Eles visitaram a secretaria na semana passada para tratar de uma transferência de escola e souberam, ali mesmo, que a estudante poderia ser beneficiada com o equipamento. “Eu chorei quando fiquei sabendo. Era um sonho que a gente tinha, fiquei sem palavras”, contou a mãe de Ester, a bombeira civil Elisângela Maria de Oliveira Santos, 47. “O que a mãe não consegue ajudar, os óculos agora vão ajudar.” O pai da estudante, Cléber Rodrigues Santos, 54, técnico em Segurança do Trabalho, também destacou a autonomia que ela passará a ter com o uso dos óculos e os benefícios para o desenvolvimento dela. “Para nós foi uma boa surpresa, ela precisa para a educação dela”, disse ele.
Grupo de pessoas cegas ou com baixa visão
Atualmente, a rede municipal de educação de Canoas conta com 18 alunos com deficiência visual, sendo 14 deles de baixa visão e quatro cegos, que estão distribuídos em 13 escolas. Além disso, o corpo docente conta com três professores cegos e quatro com baixa visão. O óculos OrCam MyEye, com tecnologia israelense, é único no mercado e possui fabricação por uma única empresa no Brasil desde 2018. O moderno equipamento auxilia na independência, inclusão, socialização e segurança das pessoas com deficiência visual, além disso, possui design moderno e discreto, sem a necessidade de conexão com a internet.
Itens à disposição
Segundo a secretária adjunta Administrativa e Financeira da Secretaria Municipal da Educação, Susiane Nabinger da Silva, Canoas conta com 25 óculos OrCam MyEye. Destes, 15 estão sendo utilizados por crianças e dois por professores da rede municipal que possuem deficiência visual. Outros dois ficam permanentemente na Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva, à disposição de quem frequenta o espaço e necessita da leitura assistida. Susiane foi a responsável por repassar os óculos para Ester e dar as primeiras instruções de uso para a menina. “Que ela faça um excelente uso, que aproveite muito, que facilite o aprendizado, que fique em condição de mais igualdade, e que possa ler o que quiser”, desejou a secretária adjunta.
As aquisições dos modernos acessórios foram feitas por meio da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), que preconiza que as redes de ensino devam disponibilizar tecnologias acessíveis bem como o atendimento dos estudantes público-alvo da Educação Especial nas Salas de Recurso das escolas e Centros de Atendimento Educacional Especializado.
Sobre o aparelho
O OrCam MyEye é um dispositivo com câmeras acopladas que é ativado por voz e que se anexa a estrutura de uma armação de óculos. A tecnologia promove a leitura instantanea dos textos de livros, da tela de smartphones ou de qualquer outra superfície e ainda reconhece rostos. Um sensor óptico avançado captura as imagens do entorno e comunica as informações de maneira audível, completamente offline, transformando textos em áudio.
