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Alunos da EMEF Duque de Caxias são medalhistas na 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Alunos da EMEF Duque de Caxias são medalhistas na 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil
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Foto: Thiago Guimarães

Em mais uma conquista de estudantes da rede municipal de Canoas, seis alunos da EMEF Duque de Caxias foram medalhistas na 3ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A). A escola participou com dois grupos, um de alunos do 8º ano, que conquistou a prata, e um de estudantes do 9º ano, que ganhou o bronze. Os alunos foram os únicos de ensino fundamental da rede pública do Estado premiados na competição, que iniciou com mais de 25 mil alunos.

As alunas do 8º ano, responsáveis pela medalha de prata, foram Verônica Leona Maluf Standen, Maria Eduarda de Oliveira Ruaro e Antônia Cassol da Silva, todas de 14 anos. “Foi uma conquista bem especial, porque nós não esperávamos muito essa medalha, mas a preparação foi bem boa, então conseguimos nos sair bem em todas as etapas”, relatou Verônica.

“É um orgulho muito grande para toda a comunidade escolar. Busco sempre trabalhar com eles uma aula de história que fuja da clássica decoração de datas e nomes, o que acabou ajudando na preparação para essa olimpíada. O fato de ser a única escola pública de ensino fundamental do RS serve de motivação para seguirmos trabalhando por mais”, ressaltou o professor Carlos Eduardo Barzotto, o Cadu, que ministra aulas de história e geografia na escola.

O estudante Matthew dos Santos Flores, do 9º ano, que ganhou o bronze ao lado dos colegas Tiago Spolaor e Caroline Soares de Freitas, destacou que tem o professor como inspiração e pretende seguir na área da história. “Eu gosto muito do jeito que o Cadu ensina a matéria, acaba fazendo com que a gente se sinta mais entusiasmado”, falou.

Sobre a competição

A ONHB-A é uma versão da ONHB, 100% online, gratuita e aberta a qualquer pessoa acima de 12 anos. Ao todo, são realizadas quatro fases com questões de múltipla escolha e tarefas. A prova traz assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo e atualidades, entre outros. Pelo segundo ano, estudantes de escolas públicas com melhores desempenhos na prova poderão concorrer a bolsas de iniciação científica júnior oferecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Texto: Gabriel Amaral
Edição: Carina Jung