Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/05/Derli_Colomo_Júnior_0012.jpg

Alunos da EMEF Pernambuco são premiados pelo concurso do Passinho

30 crianças conheceram locais culturais e históricos de Canoas
30 crianças conheceram locais culturais e históricos de Canoas
Download Imagem Original

Foto: Derli Colomo Jr

A tarde da última sexta-feira (4) foi marcante para 30 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pernambuco, do bairro Niterói. Premiados pelo concurso do Passinho, realizado na última edição do Prefeitura Mais Perto, entre os dias 19 e 24 de março, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer parques, locais culturais e históricos de Canoas.

O passeio iniciou no McDonald’s, que foi parceiro da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (SMCT) na premiação e ofereceu lanches e brindes para as crianças. Em seguida, um grupo de 15 alunos visitou a Casa de Artes Villa Mimosa e o Parque dos Rosa. O outro grupo conheceu o Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo) e o Mini Zoo.

Segundo o diretor de Cidadania Cultural da SMTC, DJ Cassiá, o concurso do Passinho envolveu mais de 50 crianças, das quais 30 foram premiadas. “A nossa Diretoria tem como foco a descentralização da cultura através de projetos de inclusão, por isso, ao realizarmos o concurso do Passinho, objetivamos promover a manifestação artística na comunidade. Já a premiação foi pensada para oportunizar a visita desses alunos a locais importantes para a história e a cultura de Canoas”, explica.

O diretor ainda ressalta a parceria com o McDonald’s: “buscamos parceiros privados para fazer diferentes ações, pois, assim, conseguimos possibilitar ainda mais experiências para a população das comunidades”. Já o franqueado das unidades do McDonald’s do ParkShopping Canoas e do Canoas Shopping, Rogério Barbi, afirma que a dedicação a atividades culturais e sociais faz parte de sua rotina há 18 anos e assegura que está aberto a novas parcerias com a Prefeitura para promover atividades de cunho cultural.

As amigas Tamires Aquino, Amanda Rauber e Camila Cardoso, do 7º ano da EMEF Pernambuco, que dançaram juntas no concurso do Passinho, estavam encantadas com a história da Villa Mimosa. “Eu acho muito importante trazer os alunos para conhecer esses lugares da cidade, a gente aprende muito. Gostei muito de escutar sobre a história e a cultura do museu, fiquei encantada com esse lugar”, afirma Tamires.

A dança do Passinho

A dança do Passinho mistura movimentos de vários estilos de dança como, por exemplo, o hip hop, o funk, capoeira, entre outros. Criado nos bailes das favelas do Rio de Janeiro, o Passinho tem conquistado cada vez mais espaço entre crianças e adolescentes de diferentes locais do Brasil.

Assessoria de Comunicação