Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2021/12/menino-maluquinho_gustavo-garbino-11.jpg

Alunos da EMEF Santos Dumont vencem concurso nacional em homenagem aos 40 anos do “O Menino Maluquinho”

Download Imagem Original

Foto: Gustavo Garbino

Um marco na literatura infantil brasileira, O Menino Maluquinho conta a história de um menino que adora aventura e está sempre em confusão. Na escola, tira dez em todas as matérias. Alguns o chamam de maluquinho, mas, na verdade, ele é só um menino feliz. Foi buscando abordar os principais temas do cotidiano, de maneira leve e divertida, que os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Dumont, de Canoas, participaram do concurso que comemorou os 40 anos de história do Menino Maluquinho.

Promovido pela editora Melhoramentos, o concurso, em nível nacional, fomentou o lado lúdico e pedagógico dos estudantes, que trabalharam textos e ilustrações para a montagem de um exemplar único, que conquistou o time Ziraldo. Como vencedores, eles receberam o livro publicado pela editora.

ORGULHOSOS PELA CONQUISTA
Os 14 alunos que participaram da construção do livro eram só alegria. Com o livro escrito por eles próprios, não havia mãos suficientes para segurar tamanho orgulho. Todos queriam compartilhar um pouco da felicidade em ter feito parte do projeto. Orientados pela professora de Português, Sabrina Maass da Cunha, a publicação feita pelos estudantes foi intitulada “O Menino Maluquinho em Maluquices por um Mundo Melhor”.

O estudante do 6º ano Eduardo Minhos da Silva, 12 anos, destacou que “foi um projeto muito divertido, a gente se uniu bastante, fizemos novos amigos. Mas a intenção mesmo era participar, aproveitar um trabalho em equipe. Acabou que a gente ganhou e foi algo incrível”.

Erick Vinicius,14 anos, lembra que o Menino Maluquinho não tem nome, porque ele possui características de todas as pessoas, e o que o livro escrito pelos estudantes foca, justamente, nas peripécias e suas imaginações e ingenuidades. “É impressionante saber que a nossa história vai estar eternizada em um livro. A maioria das coisas que têm no livro é sobre ensinar as pessoas a não fazer o mal, ajudar aos animais, aos moradores de rua. Se cada um fizer a sua parte, podemos chegar perto de ter um mundo melhor”, enfatizou.

O livro foi todo pensado e montado de forma virtual, em função da pandemia, tendo a tecnologia como uma grande aliada. A professora Sabrina Maass lembra que a ideia inicial era realizar um trabalho coletivo. “No início, nossa ideia era montar uma peça de teatro, a gente já vinha trabalhando, na língua portuguesa, algumas histórias do Menino Maluquinho. Semanalmente, eu enviava para eles. Quando surgiu a ideia do projeto, a maioria topou, abrimos um documento no Meet, na sala de aula Google e começamos a pensar e construir a história, baseados exclusivamente na percepção dos alunos, já que, há época, o menino teria 10 anos, mesma idade deles. Então, são muito das coisas que eles vivenciam no dia a dia”, destacou.

O projeto foi premiado em nível nacional. Além da publicação, a EMEF Santos Dumont recebeu R$ 1.500 em vale compras, como prêmio, que foram utilizados na aquisição de material didático e pedagógico. Também receberam dois exemplares da edição especial dos 40 anos do Menino Maluquinho, autografada pelo escritor Ziraldo, além de um troféu que foi desenvolvido especialmente para o concurso.

Escritório de Comunicação PMC

Mais fotos: