Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/03/Uniformes-e-Kits-na-EMEF-Rio-Grande-do-Sul-Vinicius-Thormann-2-3.jpg

Alunos das EMEFs Rio Grande do Sul e Monteiro Lobato recebem materiais e uniformes

EMEF Rio Grande do Sul foi uma das contempladas nesta tarde.

Disponibilizar o uniforme e o material escolar para as crianças é uma obrigação do poder público. É com esse pensamento que o prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques fez o ato de entrega em mais duas escolas municipais de Educação Fundamental (EMEFs) nesta quinta-feira (7).

A primeira delas foi a Rio Grande do Sul, no bairro Mato Grande. Instituição que Maria Lúcia Rocha de Campos, de 14 anos, do nono ano, frequenta. A menina, que é atleta destaque do Skate Street, foi a primeira a receber os kits. Disse que gosta de usar o uniforme “porque ele é bem largo e confortável”. A mãe, Sônia Mara Silva da Rocha, de 34 anos, salientou: “É muito importante a prefeitura auxiliar os pais que não têm condição de comprar os materiais, e então podem ter o valor que seria usado para isso para dentro de casa, para o alimento, para o filho praticar o esporte”.

Para o diretor da instituição, Fernando Lazzaretti, esse ato é uma política pública que envolve economia, porque é recurso investido em qualidade na educação. “Também tem a questão da igualdade, todos terem acesso ao mesmo material e uniforme. Então, dá essa noção de equidade, de direito garantido. Acho que essa política pública é essencial dentro do município. Isso faz com que Canoas seja diferencial”, acredita.

A professora Fernanda da Luz, do segundo ano, diz que as famílias esperam ansiosamente por esse dia: “Vai colaborar pra que eles tenham um bom estudo, que tenham todo o material necessário para estudar”. A professora das séries iniciais Silney Márcia, acrescenta que as vestimentas contribuem para a identificação dos alunos.

Esse também é o pensamento de Jéssica Reis da Silva, de 31 anos, do bairro Rio Branco, mãe de Geovana da Silva, de oito anos, do terceiro ano da EMEF Monteiro Lobato. Além do reconhecimento, Jéssica salientou que é uma ajuda financeira para a família. “E melhora também a qualidade do estudo”, acrescentou. Nesse sentido, a diretora Gisele Oliveira Moraes falou sobre a segurança que as roupas proporcionam. “Em qualquer lugar que eles estejam, fora ou dentro da escola, eles são identificados. Sem contar o fator econômico. Que não tem desfile de modas, todos estão iguais e bem vestidos, porque o uniforme é bonito.”

A igualdade também foi destacada por Nedy de Vargas Marques. O chefe do Executivo Municipal lembrou da infância humilde no bairro Rio Branco e como os estudos foram essenciais para o seu crescimento pessoal e profissional. Por isso, ele acredita tanto na educação. “Poder entregar esses kits me deixa feliz na condição de prefeito, porque eu tenho certeza absoluta que estamos lançando uma sementinha para o futuro de cada uma dessas crianças. E será por meio desse material escolar que eles vão se alimentar de informações para que, no futuro, sejam homens e mulheres capazes de impulsionar a vida própria e o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e do Brasil”, destacou.

É o que também defende a secretária de Educação, Leany Maria de Conti. Para a gestora, é na escola que se formam “mulheres e homens de valores que criarão um país melhor. Por isso, a Prefeitura tem como uma das prioridades o investimento na ensino e a busca para que nenhuma criança fique fora da escola”.

Trabalho para um ensino de qualidade

Realizadas desde sexta-feira (29), as entregas já beneficiaram cerca de oito mil alunos. No total, serão distribuídos 32.890 kits de material escolar, composto por agenda, apontador, avental, borracha, três cadernos, canetas, cola, estojo, giz de cera, lápis para escrever e de cor, massa de modelar, papel sulfite A3 e A4, pasta plástica, pincel, régua e tesoura.

Os 27.715 alunos do Ensino Fundamental e 2.767 crianças da Educação Infantil receberão os conjuntos de uniformes, que têm camisetas de manga curta, longa e regata, jaquetas de moletom e tactel, calças, bermuda e camiseta de formatura para o 9º ano. Outro investimento da Secretaria da Educação foi a compra de Chromebooks. Mais três mil serão entregues para os estudantes de 5° ao 9° ano.

Texto: Nathália Ely
Edição: Sibeli Fagundes

[addtoany]