Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/10/Reduzidas_27_10_2023_ENTREGA_DE_LIVROS_GAUCHOS_CTG_PIAZITOS_DO_SUL_Guilherme_Pereira-91-1.jpg

Alunos de Canoas recebem livros de contos sobre a cultura gaúcha

Foram entregues obras das coleções “Prendas e Peões” e “Era uma vez no Reino Grande do Sul”
Download Imagem Original

Foto: Guilherme Pereira

Com o objetivo de despertar nos pequenos o interesse pela leitura e cultura gaúcha, Canoas integrou o projeto “Leitura nas Escolas destacando a Cultura do RS”. A iniciativa atenderá mais de 15 mil alunos de todas as EMEIs e EMEFs da rede municipal. Os estudantes receberam, nesta sexta-feira (27), 127 kits de livros da Editora Gaúcha, que adapta contos clássicos em histórias tradicionalistas.

Os kits são divididos em duas coleções. Para as EMEFs, foi entregue o acervo “Prendas e Peões”, com 15 livros, incluindo “A Prenda e a Fera”, “O Gato de Bombacha” e “Os Três Ginetes”. Já as crianças das EMEIs receberam a coleção “Era uma vez no Reino Grande do Sul”, com 14 obras, como “A Marrequinha Feia”, “Os Tri Porquinhos” e “O Piá de Madeira”.

Estímulo à leitura

Para a secretária de Educação, Beth Colombo, a leitura dessas obras permite que os alunos explorem diferentes mundos e perspectivas. “Eu sou uma apaixonada pelos livros, tenho convicção de que o estímulo da leitura nesta idade deles reforça a criatividade e a imaginação dos alunos. Para muitas destas crianças, talvez esse tenha sido o primeiro livro que recebeu, o que faz muita diferença para enriquecer a experiência educacional, promovendo a leitura, o conhecimento e a formação integral do estudante”, reforçou.

Um dos autores e editores das obras, Rodrigo Keller, destacou a importância do momento. “É uma honra fazer parte desta parceria que ajuda a fomentar a tradição gaúcha nas escolas. Acho fundamental valorizarmos a nossa cultura dentro da literatura de fantasia. Ter um acervo diversificado incentiva os estudantes a desenvolverem o hábito da leitura, o que pode melhorar suas habilidades de compreensão, interpretação e escrita”, relatou.

A cerimônia contou com a participação da Invernada do CTG Piazitos do Sul, que sediou o evento. O público ainda pode conferir a leitura do livro “Palinha Vermelha”, inspirado no tradicional conto Chapeuzinho Vermelho, com apresentação teatral. Crianças das EMEIs também realizaram apresentações de dança. Por fim, o cantor Thomas Machado realizou um show de encerramento.

O projeto é realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Unidade de Programas e Projetos Especiais, em parceria com a Editora Gaúcha. A iniciativa conta com patrocínio da Associação Brasileira da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que oportunizou a compra dos 127 kits de livros.

Texto: Gabriel Amaral
Edição: Carina Jung