//
Alunos do 1° ano da EMEF Assis Brasil participam de atividades lúdicas para reforçar alfabetização
Download Imagem Original
Foto: Divulgação/ Prefeitura Municipal de Canoas
Na tentativa de suavizar o processo de alfabetização, principalmente após uma longa interrupção durante as enchentes, os estudantes das duas turmas do 1º ano da EMEF Assis Brasil, no bairro Mato Grande, tiveram suas atividades intensificadas. Uma estratégia foi utilizar práticas lúdicas que proporcionam vivências afetivas e significativas para a promoção da aprendizagem, para tornar o processo de alfabetização mais envolvente, divertido e eficiente.
As turmas resgataram brincadeiras e jogos antigos, confeccionados a partir de materiais reutilizáveis enviados pelas famílias. Foram realizadas diversas atividades lúdicas, como brincadeiras, jogos de tabuleiros, dias de fantasia e cabelo maluco, confecção de fantoches e atividades envolvendo música, dança e guloseimas. Todas as práticas foram registradas através de escrita ou imagem, nos cadernos, folhas estruturadas ou cartazes coletivos, onde aparecem receitas, listas de palavras, alfabeto, desenhos, sequências numéricas, operações matemáticas simples e jogos corporais.
“A alfabetização é uma etapa crucial no processo de formação das crianças e pode, também, representar um grande desafio devido a sua importância para o alargamento das oportunidades, direitos e cidadania na vida das pessoas. As crianças necessitam de uma educação de qualidade que tenha continuidade e ao mesmo tempo esteja fincada no presente, suprindo as necessidades essenciais do ser criança, sendo assim, não deve ser um plano para o futuro. Foi justamente isso que buscamos com o nosso percurso no universo das letras, que seguirá brincante até o último dia letivo de 2024”, explica a professora Lucciani Gonçalves Pereira, responsável pelas atividades.
Escritório de Comunicação