//
Alunos do ensino fundamental recebem visita do mascote Sr. Elefante
Como forma de reconhecer as escolas e os alunos com maior índice de leitura, quatro EMEFs recebem, nesta sexta-feira (24), a visita do Sr. Elefante, que fez a festa da criançada. O personagem carismático faz parte da plataforma de leitura digital que conta com mais de 900 livros de diferentes gêneros textuais, como contos, poesias, crônicas e fábulas.
As primeiras escolas que receberam o mascote foram as EMEFs Barão de Mauá, Arthur Pereira de Vargas, Arthur Oscar Jochims e Castelo Branco. Durante a visita, as turmas aproveitaram para se divertir, tirar fotos e ouvir as histórias do Sr. Elefante.
Uma das escolas que recebeu o mascote foi a EMEF Arthur Pereira de Vargas, a com maior índice de leitura em toda a rede. A Maria Clara Leal, de 9 anos, resumiu a experiência de receber a visita. “Eu adoro o Elefante Letrado e amei conhecer o Sr. Elefante. Fiquei feliz também de receber a medalha de aluna mais leitora, foram 440 livros nesse ano”, relatou.
O professor Eduardo Rech buscou apresentar a plataforma de uma maneira cativante, para que os alunos criassem o interesse em ler. “A plataforma ajuda muito nisso por ter uma estrutura gamificada, o que estimula eles, por ganharem pontos de acordo com o avanço na leitura. Também fizemos um grande trabalho junto com os pais, para que eles baixassem o app e trabalhassem com as crianças”, explicou.
Por meio da parceria do Elefante Letrado com a Prefeitura de Canoas, iniciada em 2021, mais de 14 mil estudantes adquirem o hábito da leitura de uma forma prazerosa e em tom de brincadeira. A ferramenta está presente em todas as 44 escolas de ensino fundamental.
Elefante Letrado
Fundada em 2013, a plataforma gaúcha tem o propósito de promover a formação e o desenvolvimento do hábito da leitura em estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O Elefante Letrado conta com um sistema de relatórios onde é possível acompanhar o desenvolvimento de cada escola, turma e estudante individualmente.
Texto: Gabriel Amaral
Edição: Carina Jung