Alunos de escolas municipais prestigiam a programação da 29ª Semana Farroupilha de Canoas, nesta segunda-feira (18), no Parque do Gaúcho, localizado nas dependências do Parque Eduardo Gomes (Parcão), no bairro Fátima. Do passeio pelo espaço tradicionalista da cidade, por meio de tour, até a participação nas oficinas, os estudantes aproveitam cada minuto para uma verdadeira imersão na cultura gaúcha.
Pilchado para a atividade fora da sala de aula, o aluno da EMEI Vovó Doralice, Bernardo Dorneles, 6 anos, fez questão de comentar que já tinha visitado o Parque durante o final de semana. “Está bem legal. Já estava ontem (domingo) aqui no Parque. Gosto de ver os bois correndo com os caras laçando eles”, contou.
A professora Gabriela Severo, da EMEI Vovó Doralice, destacou a importância da participação: “Nós trouxemos a escola toda para participar e conhecer mais da cultura gaúcha e aproveitar esse espaço maravilhoso que temos aqui. Eles gostam de conhecer tudo, de ver os animais e estar em um espaço aberto, com shows e apresentações musicais”.
Oficinas com brincadeiras antigas e a contação de lendas do nosso folclore atraíram a atenção da criançada reunida no multipalco. Entre os personagens, o Negrinho do Pastoreio e a Salamanca do Jarau foram descritos em uma das atividades lúdicas.
Montaria
Uma das oficinas realizadas na manhã desta segunda-feira ensinou todos os detalhes para montar e encilhar um cavalo. Os alunos de 4 e 5º ano da EMEF Ministro Rubem Carlos Ludwig tiveram a oportunidade de sanar todas as dúvidas relacionadas a como os equinos são domados pelo homem. A atividade aconteceu em frente ao galpão do Piquete Amigos Unidos da Tradição.
Maria Luiza Schneiders, professora da EMEF Ministro, comemorou a interação dos estudantes com os oficineiros. “Os alunos fizeram muitas perguntas pertinentes. É muito bonito e importante conservar as tradições e valorizar o que é nosso. Todo esse processo da encilha é trabalhoso e tem que ser feito com muito amor e cuidado”, disse.
O estudante Maurício Madrid, 10 anos, compartilhou os ensinamentos obtidos. “O cavalo é um bom animal e até um pouco difícil de cuidar. Não é somente montar o cavalo e deu. Eu aprendi sobre a puxadeira, barrigueira e até como é tirado o couro da ovelha”, explicou.

Detalhes da montaria foram apresentados durante oficina
Últimos dias de programação
A 29ª Semana Farroupilha de Canoas segue até a próxima quarta-feira (20), no Parcão. Com entrada gratuita, o evento conta com diversas atividades culturais, bailes e shows. Além das atrações musicais, o público confere ainda o rodeio e provas campeiras, como Tiro de Laço, Gineteada e Vaca Parada.
Toda a programação completa está disponível no site: www.canoas.rs.gov.br/29semanafarroupilha/
Texto: Fábio Radke/PMC
Edição: Carina Jung/PMC