Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/06/ambulatorio-de-nutricao-e-obesidade_reduzidas_gustavo-garbino-4.jpg

Ambulatório de Nutrição e Obesidade inicia atividades no Hospital Universitário (HU) de Canoas na terça-feira (14)

Download Imagem Original

Foto: Gustavo Garbino/PMC

Com o objetivo de ampliar os atendimentos e os serviços ofertados, o Ambulatório de Nutrição e Obesidade de Canoas vai mudar de endereço a partir das 9h desta terça-feira (14). O novo espaço ficará no Hospital Universitário (Av. Farroupilha, 8001 – São José).

O Ambulatório tem como público pacientes de 20 anos ou mais com Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 29.9, focando em tratamentos que combatam a obesidade. Muitas vezes, o tratamento indicado é a cirurgia bariátrica, procedimento que retira um pedaço do estômago do paciente para redução de peso. Em Canoas, as cirurgias bariátricas são realizadas no HU.

“Ao facilitar a parceria da equipe do Ambulatório com as outras equipes do HU, facilita também para os pacientes que estão em tratamento bariátrico, pois, em apenas um local, terão acesso às informações e procedimentos necessários ao tratamento delas”, pontua a secretária adjunta da Saúde de Canoas, Denise da Silva.

No HU, o Ambulatório de Nutrição e Obesidade contará com 6 consultórios, sala para grupos e guichê de atendimento. A equipe, que hoje é formada por três nutricionistas, um psicólogo e um educador físico, será ampliada em breve também.

“Futuramente, com ampliação e inclusão de um endocrinologista na equipe, os diabéticos graves também serão beneficiados com a oferta de uma equipe multidisciplinar que, através de consultas integradas, poderá ofertar um tratamento mais efetivo”, afirma Denise.

Cirurgia bariátrica
Segundo dados de 2020, do Ministério da Saúde, 55,7% da população brasileira está acima do peso e 19,8% está obesa. O aumento do número de pessoas com excesso de peso também fez crescer a procura por tratamentos emagrecedores como a cirurgia bariátrica.

Apenas no Brasil, foram realizadas mais de 68 mil cirurgias bariátricas em 2019. Em 2020 e em 2021, os números despencaram 69%, em virtude da pandemia – cerca de 12 mil procedimentos por ano.

A cirurgia bariátrica apenas é realizada quando as atividades físicas e a reeducação alimentar não causam mais efeito na pessoa, havendo a necessidade de intervenção médica.

[addtoany]