Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/04/MAES-DE-FILHOS-ATIPICOS-VINICIUS-MEDEIROS-12.jpg

Anunciada contratação de 500 monitores para educação especial da rede municipal

Grupos de mães de filhos atípicos realizaram ato
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Medeiros / PMC

No Dia Mundial do Autismo, lembrado sempre no dia 2 de abril, a Prefeitura de Canoas esteve de portas abertas para um grupo de mães atípicas do município que lutam pelo respeito, necessidade e direitos das pessoas autistas na comunidade. As participantes promoveram uma caminhada no começo da manhã desta quarta-feira (2) e encerraram o ato no Paço Municipal, onde foram recepcionados no Auditório Sady Schwitz, pelo prefeito Airton Souza e secretárias de pastas mobilizadas com a causa. O diálogo ainda contou com a participação dos vereadores Neuza Rufatto e Alexandre Gonçalves. Anunciado recentemente, o encaminhamento da contração de 500 monitores para a educação especial foi compartilhado com o público participante.

“Nós estamos muito engajados e queremos fazer de Canoas uma referência quando o assunto é autismo. Já estamos buscando experiências em outros município e está nos nossos planos um Centro de Referência às Pessoas Especiais. Na Educação, atualmente, temos 91 monitores e assinei agora a contratação de mais 500”, disse o prefeito Airton Souza. A Secretaria Municipal da Educação (SME) está instruindo o processo de contratação desses profissionais capacitados que irão prestar assistência no desenvolvimento das atividades pedagógicas em sala de aula.

A secretária da SME, Beth Colombo, estima que os novos monitores cheguem no segundo semestre para reforçar a assistência em EMEFs e EMEIs da rede de ensino. “Nós tivemos agora um encontro com essas mães atípicas que trouxeram aquilo que é o dia a dia delas. São angústias, são esperanças e também reivindicações. As mães querem, e com todo direito, que tenham atenção por parte da Educação, da Saúde e de toda sociedade. A atenção e o respeito que elas merecem mesmo. Tenho uma avaliação muito positiva, por que elas reivindicaram, mas foram acolhedoras também”, disse. Beth entende que o reforço de mais 500 monitores é avanço importante. “As mães que estão aqui entenderam que o Poder Público tem o seu tempo para desenvolver projetos. E podemos considerar isso uma conquista da sociedade, mas especialmente dessas mães atípicas, que não desistem, insistem e persistem”, acrescenta.

Além da Educação, o encontro ainda contou com a presença de representantes das secretarias da Saúde; da Mulher, Cidadania e Inclusão, e de Desenvolvimento Econômico e Inovação, que também destacaram ações de governo em prol da causa.

[addtoany]