Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2019/03/Derli_Colomo_Junior_0003.jpg

Aplicativo do transporte coletivo de Canoas será lançado em abril

A novidade foi confirmada na manhã desta quinta-feira (21), em reunião na Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM)
Download Imagem Original

Foto: Derli Colomo Jr

Um aplicativo gratuito que facilita o acesso ao transporte coletivo de Canoas será lançado em abril. A ferramenta, desenvolvida pelo Canoastec, fornecerá ao usuário o itinerário de cada linha, os horários, o tempo de chegada do ônibus, a localização exata e em tempo real do veículo. A novidade foi confirmada na manhã desta quinta-feira (21), em reunião na Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM), que contou com a presença de vereadores do município, de representantes da Sogal e do Canoastec.

Denominado de Canoas GoBus, o aplicativo foi customizado para Canoas a partir do App Teu Ônibus, que já está em funcionamento em várias cidades. O presidente do Canoastec, Marco Antônio Seadi, explica que a adaptação de um app já existente visa a redução de custos e a facilidade de operação. A ferramenta estará disponível para celulares com sistemas Android e iOS. “Depois do lançamento, os canoenses poderão baixar o aplicativo ao acessar a loja virtual correspondente ao modelo de telefone. Em seguida, deve selecionar a cidade de Canoas para acessar as linhas de ônibus disponíveis no município”, explica Marco.

Para o secretário da SMTM, Ademir Zanetti, a novidade vai evitar a espera desnecessária dos passageiros. “Os usuários vão conseguir planejar seu dia a dia com mais facilidade, pois o aplicativo irá informar o horário do ônibus que a pessoa quer pegar antes dela sair de casa”, disse. Zanetti ainda comenta que, ao acompanhar a movimentação do ônibus, o passageiro saberá se ocorreu algum imprevisto no deslocamento, como um acidente, congestionamento ou se o veículo estragou. “O aplicativo vai ser muito importante para resolver uma série de demandas da população. Além disso, a fiscalização da SMTM também será facilitada, pois haverá alerta para as vezes em que houver furos de viagem, desvio de itinerário ou atraso”, completa Zanetti.

Na ocasião, a Sogal se comprometeu em atender todas as determinações da Prefeitura. A empresa está na fase final de instalação dos GPSs nos ônibus. Já a Comissão Especial da Câmara de Vereadores de Canoas ressaltou que o aplicativo é uma reivindicação da população e que, através da comissão para o transporte coletivo, vai receber as ideias, sugestões e críticas dos canoenses, e repassá-las para a administração municipal com o objetivo de aprimorar cada vez mais o transporte público.

Assessoria de Comunicação