As escolas de Educação Infantil (EMEIs) de Canoas receberam um kit contendo materiais pedagógicos para serem utilizados ao longo de 2019. Professoras de todas as instituições que recebem alunos de até cinco anos passam a contar com cerca de 50 itens diferentes para aprimorar as aulas e torná-las mais atrativas aos pequenos. A Secretaria Municipal da Educação (SME) realizou ato simbólico da entrega dos materiais para as 30 escolas na Casa de Artes de Villa Mimosa, na manhã desta segunda-feira (3).
Sem receber materiais pedagógicos há mais de 10 anos, o grupo de diretores comemorou a iniciativa. A secretária da Educação, Neka Escobar, destacou que a aquisição de materiais faz parte da valorização da atual gestão para Educação Infantil. “Nós criamos um planejamento financeiro, ao longo de todo ano, para possibilitar a aquisição desses materiais. A administração atual tem um olhar atento às demandas da educação e está promovendo mudanças singulares em toda a rede”, afirmou.
Mais vagas e ensino fortalecido
A fala da secretária é justificada em diversas iniciativas propostas ao longo dos últimos meses, que representam significativos ganhos à rede municipal de ensino. Só na educação infantil, desde o ano passado, houve a diminuição do déficit de vagas, uma das principais reclamações da comunidade. Na pré-escola, por exemplo, a gestão atual conseguiu zerar a fila de espera, colocando todos os alunos inscritos dentro da sala de aula. O governo também deu início à construção de quatro escolas que, juntas, irão receber mais 1,2 mil estudantes de até cinco anos. Pela primeira vez, os alunos da educação infantil receberam uniformes. Além disso, diversas Emeis foram reformadas e receberam ações de manutenção, algo que não ocorria há anos.
No campo pedagógico, também foram feitas melhorias. O número de formações para professores e diretores subiu 50%, em 2018. Para a diretora da Educação Infantil, Ângela Gomes, as novas formações são “ampliações dos espaços de discussão do saber pedagógico, que qualificam e fortalecem o sistema de ensino”. Fora isso, o número de pedagogas, que prestam atendimento nas escolas de Educação Infantil, também cresceu no último ano.
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