//
Área Azul: motoristas devem respeitar limite de permanência de até duas horas
Download Imagem Original
Foto: Guilherme Pereira / PMC
O estacionamento rotativo da Área Azul em Canoas continua sem cobrança de tarifa, mas os motoristas precisam respeitar o período de rotatividade de até duas horas. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM), no período de janeiro a novembro deste ano, foram 260 autuações por descumprimento às normas.
“Mesmo sem a cobrança de tarifa, a sinalização correspondente ao estacionamento rotativo segue presente, e os motoristas devem obedecer o tempo limite de duas horas na vaga. Quem ultrapassar esse prazo será autuado conforme prevê a legislação de trânsito”, afirma o secretário da SMTM, Gilson Azevedo.
O descumprimento do prazo resulta em infração grave com multa de trânsito (Art. 181, XVII), no valor de R$ 195,23, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a remoção do veículo. Um aplicativo ajuda os agentes com a identificação dos veículos por foto e horário, apontando aqueles que ultrapassaram o tempo permitido. Demarcações e placas de sinalização descrevem a regulamentação e apontam para as mais de 500 vagas distribuídas nas áreas centrais. Denúncias de irregularidades podem ser comunicadas pelo telefone 156.
O estacionamento rotativo na cidade passou a ser gratuito no dia 7 de dezembro do ano passado, a partir do fim do contrato de concessão da empresa responsável pelo serviço. Uma licitação pública para a escolha de uma nova empresa está em andamento.
Texto: Fábio Radke/PMC
Edição: Carina Jung/PMC