Notícias

//

Atividades alusivas ao Dia de Bará e Santo Antônio acontecerão em Canoas

Em comemoração ao Dia de Bará e Santo Antônio, a Federação Afro Umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul (FAUERS), em parceira com a Diretoria das Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais, realizará uma série de atividades no Calçadão.

As ações acontecerão no dia 13 de junho, a partir das 9h, com uma exposição da imagem de Bará e Santo Antônio, distribuição de material informativo referente ao sincretismo e cartilhas sobre oferenda ecológica. O evento visa aproximar os mais variados públicos, independente da opção religiosa, como forma de combater a intolerância religiosa.

Bará e Santo Antônio

O Orixá Bará é o Princípio de Movimento e Interligação, é também o mensageiro dos Orixás. Bará pode ser o mais benevolente dos Orixás se é tratado com consideração e generosidade. Ele é dono das chaves dos portais, encruzilhadas e caminhos. Suas saudações, obrigações e cortes, devem sempre ser feitos em primeiro lugar.

Já Santo Antônio foi um doutor da Igreja Católica que viveu na viragem dos séculos XII e XIII. Tornou-se franciscano em 1220 e viveu, inicialmente, em Portugal, depois na Itália e na França, retornando posteriormente à Itália, onde encerrou sua carreira. Foi canonizado pela Igreja Católica pouco depois de falecer, distinguindo-se como teólogo, místico, asceta e, sobretudo, como notável orador e grande taumaturgo. Antônio é também tido como um dos intelectuais mais notáveis de Portugal do período pré-universitário.

 

Assessoria de Comunicação

[addtoany]