//
Atividades no feriado levam visitantes à Praia do Paquetá
Download Imagem Original
Foto: Secretaria de Cultura de Canoas
Duas diferentes atividades mobilizaram visitantes na Praia do Paquetá ao longo da sexta-feira (2). Os eventos foram organizados por terceiros e contaram com apoio da Prefeitura, a partir da disponibilização de um toldo e limpeza do local.
Uma das iniciativas mobilizou praticantes de capoeira, enquanto a outra, de cunho religioso, fez referência a Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá. Tradicionalmente, os devotos visitam a região para agradecimentos e homenagens.
“A Praia do Paquetá ganhou brilho extra nesse feriado de Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá, com a participação ativa da Secretaria de Cultura. O Município, sensível à importância dessas tradições, contribuiu cedendo toldos para a realização das atividades. A Cultura apoia constantemente os momentos festivos, fortalecendo os laços culturais da comunidade na Praia do Paquetá”, afirma a secretária adjunta de Cultura, Andreia Lind.
Qualificação da infraestrutura
Considerada uma opção de lazer da cidade de Canoas, a Praia do Paquetá, recebeu uma força-tarefa da Prefeitura para tornar o ambiente mais atrativo para os visitantes. Entre os trabalhos executados pelas secretarias de Serviços Urbanos e de Meio Ambiente e a Subprefeitura Sudoeste, esteve a manutenção e limpeza de bocas de lobo, capina, roçada e o recolhimento de vegetais caídos. A mobilização de equipes aconteceu dia 30 de janeiro.
A Prefeitura está disponibilizando banheiros químicos na região. Os equipamentos ainda ficam disponíveis nos finais de semana ao longo deste mês.
Procura no verão
Embora as águas na Praia do Paquetá sejam consideradas impróprias para o banho pelas autoridades, o balneário costuma receber veranistas na estação mais quente do ano. Placas instaladas na região alertam eventuais banhistas sobre os perigos do trânsito de embarcações de pequeno e grande porte. O manancial recebe as águas da bacia do Rio dos Sinos e seus afluentes.
Texto: Fábio Radke
Edição: Sibeli Fagundes