Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/04/WhatsApp-Image-2023-04-27-at-13.35.44.jpeg

Atleta de Canoas vai disputar o Open Internacional Loterias Caixa de Paranatação

Download Imagem Original

Foto: Gabriel Abreu

Adenílson Duarte dos Santos e a técnica Fernanda Michaelsen embarcaram, na terça-feira (25), rumo a São Paulo, onde o atleta disputará o Open Internacional Loterias Caixa de Paranatação. A competição é voltada a paratletas que já possuem classificação funcional internacional e buscam alcançar o índice para participar do Mundial do Comitê Paralímpico Internacional, em Manchester, na Inglaterra.

O paratleta que leva a bandeira de Canoas faz parte da equipe de natação do Programa Atleta Cidadão do Futuro (ACF) Paradesporto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) em parceria com a Associação Esporte+. Adenilson é uma das promessas do esporte. Em 2022, trouxe na mala duas grandes conquistas: as medalhas de ouro e prata conquistadas no Virtus Oceania Ásia Games, realizado em Brisbane, na Austrália.

“Eu sempre encaro cada competição como sendo única, tenho certeza que, através de toda dedicação e apoio que recebo, em breve vou estar com a pontuação necessária para disputar as Paralimpíadas de Paris 2024, que é meu grande sonho”, destaca Adenilson.

O projeto ACF Paradesporto da Prefeitura de Canoas também recebe apoio do Sesc Canoas e do Poliesportivo La Salle, que disponibilizam espaço nas piscinas para os treinos dos atletas. A secretária municipal de Esporte e Lazer, Letícia Boll, comenta a importância da inclusão no esporte: “Em Canoas, o paradesporto está desenvolvendo um grande trabalho, atuando em diversas modalidades, que possibilitam a inclusão de pessoas com deficiência. O objetivo é esse, dar a esses atletas a oportunidade de vivenciar plenamente o esporte”, salienta.

ACF Paradesporto

O programa busca a formação e consolidação da performance de rendimento, possibilitando o desenvolvimento do paradesporto e a relação do ensino e formação pessoal.

Texto: Paula Barreto – PMC
Edição: Carina Jung – PMC