Pelos olhares ansiosos já era possível reconhecer, dentre os presentes no auditório do Sesc Canoas, os 60 sorteados para a primeira edição do Programa Gerações. A aula inaugural do projeto aconteceu na tarde desta terça-feira (27) e contou com a presença de muitos convidados, incluindo autoridades locais. Como pontapé inicial, o prefeito Luiz Carlos Busato e a vice-prefeita, Gisele Uequed, entregaram ao senhor Adão João Maria e à senhora Fredolina Silva Guimarães, que representaram os demais alunos, o kit do projeto, contendo uniforme e materiais como caderno, lápis, caneta e pasta.
Em parceria com o Senac, o programa, inédito no país, vai contemplar aulas teóricas e práticas durante o primeiro semestre deste ano. Serão formadas duas turmas, cada uma com 30 idosos. As aulas acontecem sempre no turno da tarde, de segunda a sexta-feira, com duração de 4 horas, sendo as aulas teóricas realizadas duas vezes por semana e as práticas três. Das 60 vagas, 29 são para idosos com renda de até dois salários mínimos, 29 para os que não possuem renda e duas vagas destinadas a idosos com deficiência.
Além do material, os idosos ainda recebem uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 727. O senhor Oscar Ávila, de 63 anos, ainda não é aposentado e precisa trabalhar para se sustentar. “Atualmente não estou trabalhando, me inscrevi no Gerações para ver se encontro mais oportunidades de emprego. Com essa idade é bastante difícil e dependo de trabalho para viver. Esse valor da bolsa vai ajudar a custear minha vinda para as aulas, assim consigo terminar todo o curso”, destaca Ávila, morador do bairro Guajuviras.
Sair de casa é preciso
A dona Maria Lúcia da Silva, de 75 anos, é aposentada. Já trabalhou bastante durante a vida, mas, ao ser questionada sobre as expectativas com o Gerações, ela afirma: “A pior coisa que pode acontecer com uma pessoa é ficar sozinha em casa, sem poder sair para a rua”. Dona Maria mora ao lado da casa da filha e vê no projeto uma oportunidade de fazer algo por si. “Eu não sei lidar bem com estes celulares mais modernos, mas acho que o curso vai bem além disso. Eu quero sair daqui e ter uma oportunidade de emprego. Já pensou que sonho voltar a trabalhar?”, ressalta a idosa.
Para a vice-prefeita, Gisele Uequed, o Programa Gerações é a realização de um esforço conjunto de uma grande equipe. Destacando os envolvidos na organização, a vice-p salientou a iniciativa inovadora. “A administração de Canoas está dando a oportunidade de capacitar e inserir idosos no mercado de trabalho, reconhecendo e valorizando a importância deles na sociedade, na manutenção do presente e na construção do futuro”, enfatiza Gisele.
Projeto nasceu de um sonho
Idealizado pelo prefeito municipal, Luiz Carlos Busato, o Programa Gerações nasceu da vontade de dar o devido valor aos idosos de Canoas. Durante uma viagem à Disney, o prefeito teve a ideia de aplicar na cidade o que observou nos Estados Unidos: uma grande quantidade de idosos trabalhando em diferentes setores do parque, como na bilheteria e no atendimento, por exemplo.
“Nosso objetivo é que estes idosos voltem a ser socialmente ativos, quebrando as barreiras que os impedem de se inserir em diversos meios. A exclusão digital, por exemplo, é um dos fatores que mais isola o idoso do convívio social. O Gerações vem para mudar este padrão”, reforça Busato.
Emocionado pela concretização do projeto, o prefeito deu as boas-vindas a todos os novos alunos do Gerações e não escondeu a felicidade em vivenciar este momento histórico para a cidade de Canoas.