//
Autoridades da área da segurança pública são consultadas para novo Plano Integrado de Segurança Pública e Defesa Social de Canoas
Download Imagem Original
Foto: Divulgação
Na última quarta-feira (25), a Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP) de Canoas promoveu uma reunião junto às lideranças da área que atuam no município para recolher contribuições para a elaboração do novo Plano Integrado de Segurança Pública e Defesa Social. O encontro, que ocorreu no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), contou com representantes da Câmara de Vereadores, da Polícia Civil, da Brigada Militar, do Ministério Público do Estado, do Corpo de Bombeiros, do Complexo Prisional de Canoas, do Instituto Geral de Perícias, da Aeronáutica e da Guarda Civil Municipal.
O secretário da SMSP, Guilherme Pacífico, apresentou a estrutura do novo Plano Integrado de Segurança Pública e Defesa Social. O documento dispõe sobre objetivos, metas e ações a serem executados em Canoas a partir da ação conjunta das forças de segurança pública até o ano de 2030. O documento visa estimular também a participação cidadã e otimizar a utilização dos recursos disponíveis, a fim de garantir a efetividade das políticas de segurança pública na cidade.
O instrumento reunirá as contribuições dos órgãos e das instituições de justiça criminal e da sociedade civil canoense em um amplo planejamento. O novo Plano Integrado será estruturado em sete eixos temáticos, nos quais serão planejadas as ações para as áreas da proteção social e pessoas, controle e prevenção de crimes e violências, gestão pública, participação social e cultura cidadã, prevenção a desastres naturais e ingresso e racionalização de recursos financeiros específicos para a área.
Texto: Gustavo Gerlach
Edição: Carina Jung