Auxílio Reconstrução já beneficiou mais de 55 mil canoenses

Município criou sistema online para agilizar o envio das informações ao Governo Federal

Foto: Bruna Ourique

Mais de 55 mil canoenses já foram contemplados com o Auxílio Reconstrução, do Governo Federal nos três lotes já enviados ao Rio Grande do Sul. Até a terça-feira (4), a Prefeitura de Canoas encaminhou 112.714 cadastros ao Governo Federal.

Entre as pessoas que já receberam o valor para buscar uma nova moradia, está a recicladora Sandra Maria Teixeira. Ela tem 69 anos, reside no município há 42 anos e é moradora do bairro Mato Grande, um dos bairros afetados pelas cheias no mês de maio. Com esse valor, ela já está conseguindo recuperar os móveis que foram perdidos na enchente.

“Eu agradeço a um rapaz chamado Rodrigo, que trabalha no CadÚnico de Canoas, e ao meu neto, que me ajudou a inserir os dados. Foi tudo bem rápido e dentro de três dias o dinheiro já entrou. Felizmente já consegui comprar camas, colchões para mim e para minha filha, uma televisão, fogão, geladeira e outros itens importantes para casa”, destaca a moradora.

Sandra também busca um novo imóvel para alugar. Até encontrar uma nova moradia ficará abrigada no Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita. “Agradecemos o acolhimento da Prefeitura e ao governo federal por este recurso que está beneficiando não só a mim, mas a todas as famílias necessitadas de Canoas”, afirma.

Como receber o valor?
Para ter acesso ao benefício, após o cadastro realizado no sistema da Prefeitura de Canoas. É necessário ter uma conta GovBr. Quem já possui conta na Caixa, receberá o dinheiro diretamente nela. Para quem não tem, será aberta automaticamente uma poupança, onde será depositado o benefício.

Quais são os dados necessários para se inscrever?
– CPF e nome completo do responsável da família.
– Endereço completo com CEP (somente são considerados os CEPs das áreas alagadas).
– Telefone
– CPF e nome completo dos outros membros da família
– Após a inscrição, o morador deve assinar uma autodeclaração se responsabilizando pelas informações prestadas.