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Avaliação dos alunos no contexto das aulas remotas está em debate em Canoas

SME e diretores se reuniram para traçar um Projeto Pedagógico Alternativo de Avaliação.
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Foto: Escritório de Comunicação PMC

As aulas de forma remota, impostas por ocasião da pandemia de coronavírus, trouxeram inúmeros desafios que a Educação vem enfrentando e criando caminhos para superar. Foram estabelecidos formatos, meios e programas para alcançar os conteúdos aos alunos, uma construção que ainda está em andamento, mas já funciona. Então, uma questão se impõe: como avaliar os estudantes em seus estudos remotos?  

Para tratar do assunto, estiveram reunidos na EMEF Duque de Caxias gestores da Secretaria Municipal de Educação (SME) e representantes das direções das escolas de Ensino Fundamental de Canoas. A ideia é construir em conjunto como será feita a avaliação/expressão dos resultados durante o ensino remoto para o ano de 2021. “O assunto será tratado em equipe, envolvendo os gestores escolares. Ao final, será construído um ensaio para o modelo de avaliação para o Ensino Fundamental que será consolidado com todos gestores posteriormente”, explica a secretária de Educação, Sônia Rosa.

“Ouvindo os anseios diários dos professores, sobre como emitir os resultados dos alunos, avaliá-los, nos preocupamos em dar celeridade nas respostas, porque deve demorar um pouco mais esperar pelas diretrizes que sairão do Conselho Nacional de Educação”, relata Gisele Bervig. 

Mediante a dificuldade encontrada pelas escolas da rede municipal de Canoas em efetivar o processo de avaliação de forma trimestral, a SME busca construir uma alternativa com a participação de representantes dos quatro quadrantes. “Percebemos as aclamações dos profissionais da educação, suas percepções da diversidade de fragilidades sociais, a necessidade de abrangência para todos os alunos no processo avaliativo. Por isso, apresentamos esta proposta de Projeto Pedagógico Alternativo de Avaliação, com sugestões para o primeiro e segundo semestre de 2021, explicou a coordenadora pedagógica da Educação Fundamental, Michele Bartzen Acosta.

 

Escritório de Comunicação - PMC